Sainz iniciou a
sua carreira nos ralis em 1980. A sua primeira participação no Campeonato
Mundial de Ralis foi em 1987, na Ford Motor Company, com um Sierra
RS Cosworth.
Foi Campeão Mundial
em1990 e 1992, com a Toyota, ao volante de um Celica GT-Four.
Devido a este facto, um número limitado de 440 UK Celica GT-Four ST185s
traz o seu nome numa placa do veículo e em decalques na parte exterior.
A sua última
equipa no Campeonato Mundial de Ralis foi a Citroen, nas épocas
de 2003 a 2005. No final da época de 2004, anunciou a sua retirada. No entanto,
na época seguinte ainda fez mais dois ralis, a pedido da Citroen.
Entre os
construtores vitoriosos na série mundial, que tiveram o privilégio de ter Sainz
na equipa, estão a Ford (1987/88, 1996/97 e 2000/02); a Toyota
(1989/1992 e 1998/99); a Lancia (1993); a Subaru (1994/95); e a Citroen
(2003/05). Também venceu a Corrida dos Campeões em 1997.
Outros
resultados importantes incluem a vitória nas edições inaugurais das corridas em
Chipre (2000) e na Turquia para o Campeonato Mundial, a vitória em 2002
no Rali da Argentina, após as desqualificações dos Peugeot de
Marcus Grönholm e Richard Burns.
O ponto baixo da
sua carreira foi quando passou uma temporada sem vitórias, actuando pela equipa
particular Lancia ‘Jolly Club’, em 1993, e a saída do rali da
Grã-Bretanha, em 1998, o último evento do ano, quando estava a apenas trezentos
metros da chegada. Como resultado da perda do quarto lugar, Sainz e a equipa Toyota
deram de presente os seus respectivos títulos aos rivais Tommi Mäkinen e
Mitsubishi Ralliart.
Apesar de
formalmente se ter retirado desta modalidade de corridas no final da temporada
de 2004, com uma possível transferência para European Touring Car
Championship (ETCC), ele voltou para atender a um convite
feito pela Citroen, e substituir o piloto belga François Duval.
Em 2006, Sainz
participou pela primeira vez ao volante de um Volkswagen Race Touareg no
Rali Dakar. Em 2007, fez outra tentativa, também pela Volkswagen.
Após o pedido
de demissão de Fernando Martín, ele concorreu, em vão, para o cargo de
vice-presidente do clube de futebol Real Madrid CF.
Continua a
correr pela VW na Taça do Mundo de Todo-Terreno e no Rali
Dakar, que venceu em 2010.
Entre os 26
ralis WRC que venceu, contam-se os Ralis de Portugal de 1991
e 1995.
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