Brabham é de uma segunda geração
de australianos, filho do dono de uma mercearia em Hurstville, perto de Sydney.
Abandonou a escola aos 15 anos para trabalhar numa oficina.
Durante a Segunda Guerra
Mundial, Brabham serviu na Royal Australian Air Force. Em 1946,
abriu uma pequena oficina. Também corria em competições de kart e, na sua
primeira temporada, venceu o Campeonato NSW e formou uma parceria com
Ron Tauranac.
Em 1955, estreou-se no Grande
Prémio da Grã-Bretanha pilotando um Cooper. Venceu o campeonato de
1959. Um facto curioso é que para ser campeão, teve de empurrar o seu carro na
recta final do GP dos Estados Unidos. Brabham liderava a última prova da
temporada quando, a pouco mais de 300 metros da bandeira de chegada, a gasolina
acabou. Não vendo outra alternativa, saltou do cockpit e arrastou o seu Cooper,
para um honroso quarto-lugar. O resultado deu-lhe pontos suficientes para
superar o inglês Tony Brooks e garantir o título para a sua equipa.
Jack voltou a ser campeão em
1960, novamente com a equipa Cooper. Brabham levou o Cooper para
o Indianapolis Motor Speedway, para testes, logo após a temporada de
1960 e competiu nas 500 Milhas de Indianápolis, com uma versão
modificada de um carro de Fórmula 1, em 1961.
Em 1961, o piloto fundou a sua
equipa Brabham com Ron Tauranac. Pouco antes, havia sido colocada uma
limitação de 1 500 de cilindrada nos motores da Fórmula 1, o que não foi
bom para Brabham, que não venceu nenhuma corrida com o novo carro, no
campeonato de 1962.
A primeira vitória da equipe veio
no Grande Prémio da França de 1964, com Dan Gurney. Em 1966, a regra
mudou para 3 000 cilindradas e Brabham, com um Brabham-Repco, venceu o
campeonato pela terceira vez e a primeira como dono da equipa. Em 1967, o
título foi do seu companheiro de equipa Denny Hulme. Em 1970, venceu a prova de
abertura, o Grande Prémio da África do Sul, a última da sua carreira.
Brabham aposentou-se e, logo a
seguir, parou completamente com as corridas, vendendo a sua equipa a Tauranac,
antes de regressar à Austrália. Os seus três filhos, Geoff, Gary e David,
também foram pilotos de corrida.
Jack Brabham tornou-se membro do International
Motorsports Hall of Fame em 1990. Faleceu aos 88 anos. Ganhou o Grande Prémio
de Portugal em 1960 (Circuito da Boavista).
Sem comentários:
Enviar um comentário