segunda-feira, 19 de abril de 2021

19 DE ABRIL - DUDLEY MOORE


EFEMÉRIDE - Dudley Stuart John Moore, actor, compositor e músico britânico, nasceu em Londres no dia 19 de Abril de 1935. Morreu em Plainfield, em 27 de Março de 2002.

Moore ganhou proeminência na Inglaterra em clubes de comédia, na década de 1960. Foi um dos quatro criadores e actores de Beyond the Fringe, um fenómeno na comédia da época. Com um dos membros da série, Peter Cook, colaborou com a rede BBC na série “Not Only... But Also”. A dupla trabalhou em vários projectos, até à mudança de Moore para os Estados Unidos, onde se concentrou mais na carreira de actor.

A sua carreira a solo na comédia foi um sucesso, depois de filmes como “Foul Play” (1978), “10” (1979) e “Arthur” (1981). Por “Arthur”, foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor e para o Globo de Ouro na mesma categoria; pela sua actuação em “Micki & Maude” (1984), recebeu um Globo de Ouro.

Moore nasceu no hospital de Charing Cross, no centro de Londres. Era filho de uma secretária, e de um electricista da ferrovia. O pai era escocês, de Glasgow. A família mudou-se para Dagenham, em Essex, após o seu nascimento. Moore era uma criança pequena demais para a sua idade e nasceu com um pé torto, o que obrigou a diversas cirurgias correctivas e a tratamento hospitalar enquanto crescia. Aliado à sua baixa estatura, Moore foi constantemente vítima de preconceitos na escola. O seu pé direito foi endireitado quando completou 6 anos, mas o pé esquerdo ficou permanentemente torcido e, em consequência, a sua perna esquerda atrofiou abaixo do joelho.

Por volta dessa idade, tornou-se membro do coral da igreja. Aos 11 anos, ganhou uma bolsa de estudos para estudar harpa, órgão, violino, teoria musical e composição, na Guildhall School of Music and Drama. Moore mostrou-se um talentoso pianista e organista e tocava órgão de tubo em casamentos, aos 14 anos de idade.

Em Abril de 1997, depois de passar cinco dias num hospital de Nova Iorque, recebeu a notícia de que tinha depósitos de cálcio nos núcleos da base no cérebro e dano irreversível no lobo frontal. Em Setembro de 1997, passou por quatro pontes de safena num hospital de Londres. No mesmo ano, viria a sofrer quatro AVC.

Em 30 de Setembro de 1999, Moore declarou que sofria de uma desordem neurodegenerativa terminal, uma síndrome relacionada ao Parkinson-plus, sendo que um dos primeiros sintomas é semelhante a uma intoxicação por bebida alcoólica. Moore morreu na manhã de 27 de Março de 2002, aos 66 anos, devido a uma pneumonia. Foi sepultado no Cemitério Hillside, em Scotch Plains.

Em 2001 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico. A doença já estava em estado avançado e ele recebeu a homenagem sentado numa cadeira de rodas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...