quarta-feira, 21 de abril de 2021

21 DE ABRIL - KEN KERCHEVAL

EFEMÉRIDE - Ken Kercheval, actor norte-americano, mais conhecido por seu papel na série de televisão “Dallas”, morreu em Clinton no dia 21 de Abril de 2019. Nascera em Wolcottville, Indiana, em 15 de Julho de 1935.

Filho de um médico, e de uma enfermeira, foi criado em Clinton, no estado de Indiana. Quando adolescente, Kercheval costumava estar com o pai na sala de cirurgia e, certa vez, deu dois pontos na sua irmã Kate, quando ela fez uma apendicectomia. Kercheval frequentou a Universidade de Indiana, não para se tornar um médico, mas para se formar em música e teatro. Mais tarde, estudou na University of the Pacific e, em 1956, na Neighbourhood Playhouse, em Nova Iorque.

Kercheval fez a sua estreia na Broadway em 1962, na peça “Something About a Soldier”. Apareceu fora da Broadway em 1972, com Kurt Weill, em “Berlin to Broadway”. Os seus outros créditos no teatro incluem “The Apple Tree”, “Cabaret” e “Here Where I Belong”. Em 1966, apareceu como o personagem-título, na produção original da Broadway de “Fiddler on the Roof”, contracenando com Herschel Bernardi, Maria Karnilova, Julia Migenes, Leonard Frey e Pia Zadora.

Kercheval ganhou o seu primeiro papel na televisão, interpretando o Dr. Nick Hunter em “Search for Tomorrow”, em 1966. Os seus papéis posteriores, em novelas, foram em “The Secret Storm” e “How to Survive a Marriage”. Os seus créditos no cinema incluíram “The Seven-Ups” com Roy Scheider e Tony LoBianco e “FIST” com Sylvester Stallone.

Kercheval ficou mais conhecido pela sua interpretação na série de televisão “Dallas”, da CBS. Ele esteve na série de 1978 a 1991, desde o episódio-piloto até ao final da série. Fez o papel de Cliff Barnes numa emissão de “Dallas”, em 1996, e apareceu num especial de da CBS em 2004. Voltaria ainda à série “Dallas”, em 2012.

Na década de 1980, fez várias aparições em “Super Password” e “The $ 25.000 Pyramid”. Em 1991, apareceu no filme “I Still Dream of Jeannie”, interpretando o sr. Simpson, um orientador de escola.

Em 2006, Kercheval apareceu num musical no Mayflower Theatre de Southampton e no Theatre Royal de Plymouth, “White Christmas”, interpretando um General. Em 2007, repetiu o seu papel na Edinburgh Playhouse e no Wales Millennium Centre, em Cardiff.   

Em 1985, Kercheval tornou-se sócio da Old Capital Popcorn Company. O negócio prosperou no início, mas a parceria acabou em 1988, por questões financeiras e diversos conflitos.

Fumador durante toda a vida, Kercheval foi um sobrevivente do cancro de pulmão, após ter removido parte de seu pulmão em 1994. Kercheval foi casado e divorciado três vezes, tendo tido cinco filhos. Kercheval acabou por ser vitimado por uma pneumonia, aos 83 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...