segunda-feira, 26 de abril de 2021

26 DE ABRIL - FERNANDO DE ALMEIDA

EFEMÉRIDE - Fernando de Almeida, compositor português do Barroco, morreu em Tomar no dia 26 de Abril de 1660. Nascera em Lisboa, em 1603 ou 1604.  

Era filho de um alfaiate brigantino e de uma lisboeta. Ambos eram cristãos-velhos. Foi baptizado na Igreja de Santa Justa. Estudou latim e música. Como mestre, teve o famoso compositor Duarte Lobo quando este ensinou na Sé de Lisboa. Tornou-se religioso da Ordem de Cristo entre 1618/1619 e baseou-se inicialmente no Convento de Nossa Senhora da Luz, na actual freguesia de Carnide, mas anos mais tarde foi para o Convento de Cristo de Tomar. Conseguiu subir na Ordem, onde teve, entre outros cargos, o de visitador.

Em 1649, foi ordenado por D. João IV a regressar à sua terra natal, voltando então a Carnide. Era conhecida a predilecção do rei pela sua música, facto que não impediu, contudo, que tivesse um triste fim.

Em 12 de Março de 1659 foi preso, acusado de injuriar o prior do Convento de Cristo. Foi submetido a um interrogatório onde forneceu alguns dados sobre a sua biografia que chegaram à actualidade num processo preservado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. O Tribunal da Inquisição considerou-o culpado e foi condenado a 10 anos de prisão, jejum a pão e água, perda de estatuto e pagamento das custas judiciais. Teve ainda que fazer parte da procissão do auto-de-fé em 26 de Outubro do mesmo ano, como arrependido (carregando uma vela acesa na mão).

Mal chegou a cumprir a pena a que foi condenado, uma vez que - encarcerado e desumanamente tratado - morreu pouco tempo depois no Convento de Cristo de Tomar. Foi sepultado em vala comum, sem qualquer rito funerário.

NB - Não foi encontrada qualquer foto/gravura deste compositor. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...