Completou os seus estudos do ensino médio na escola
calvinista de Orăştie, rebaptizada Liceul Aurel Vlaicu em sua homenagem,
em 1919, e obteve o seu bacharelado em Sibiu em 1902.
Posteriormente, continuou os seus estudos na Universidade
Técnica de Budapeste e na Universidade Ludwig-Maximilians de
Munique, onde se formou em Engenharia, em 1907.
Depois de se formar, começou a trabalhar na fábrica de
automóveis Opel em Rüsselsheim, de onde logo saiu para voltar ao seu
país natal, onde construiu um planador que pilotou pessoalmente em 1909.
Mais tarde, nesse mesmo ano, mudou-se para Bucareste,
onde se dedicou à construção do avião Vlaicu I que descolou, pilotado
pelo próprio Vlaicu, em 17 de Junho de 1910.
Com o modelo seguinte, o Vlaicu II de 1911,
Vlaicu ganhou vários prémios em 1912 pela notável soma de 7 500 coroas
austro-húngaras, ao participar numa competição aérea em Aspern, perto de Viena,
que contou com a presença de outros 42 aviadores.
Morreu em 1913, próximo de Câmpina, quando tentava cruzar
os Cárpatos a bordo de sua aeronave Vlaicu II.
O modelo Vlaicu III todo em metal, no qual ele
estava a trabalhar e que foi encomendado pela Marconi Company para
experimentar alguns sistemas de rádio, foi concluído por alguns dos seus
amigos.
Durante a sua curta carreira, Vlaicu construiu três
aviões, dos quais o último, o Vlaicu III, foi confiscado em 1916 durante
a ocupação alemã de Bucareste e enviado para a Alemanha, onde foi visto a voar
pela última vez durante um show aéreo em Berlim, em 1942.
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