Foi presidente da Ford Motor Company, de 1945 a
1960. Notavelmente, sob o comando de Henry Ford II, a Ford Motor Company
tornou-se uma empresa de capital aberto em 1956.
Frequentou a Universidade de Yale, onde fazia
parte da equipa do jornal do campus, o “The Yale Record”. Em
1940, deixou a licenciatura, sem a concluir.
Quando o seu pai, Edsel, presidente da Ford, faleceu
vítima de cancro, em Maio de 1943 (durante a Segunda Guerra Mundial),
Henry Ford II estava a servir na Marinha e incapaz de assumir a
presidência da empresa familiar.
O idoso e enfermo Henry Ford, fundador da empresa,
assumira novamente a presidência. Nessa altura da sua vida, Ford mais velho
estava mentalmente inconsistente, desconfiado e não estava mais apto para o
trabalho; a maioria dos directores não queria vê-lo como presidente. Mas, nos
20 anos anteriores, embora ele estivesse sem título executivo oficial, sempre
teve controlo de facto sobre a empresa; o conselho e a administração nunca o
desafiaram seriamente e nesse momento não foi diferente. Os directores elegeram-no
e ele serviu até ao fim da guerra.
Durante esse período, a empresa começou a declinar,
perdendo mais de 10 milhões de dólares por mês.
A administração do presidente Franklin D. Roosevelt
considerou a aquisição da empresa pelo governo, a fim de garantir a continuação
da produção de guerra, mas a ideia nunca progrediu para a execução.
Henry Ford II deixou a Marinha em Julho de 1943
e ingressou na administração da empresa algumas semanas depois. Dois anos mais
tarde, assumiu a presidência dos negócios, em 21 de Setembro de 1945. Como se
supunha que Edsel Ford continuaria com capacidades de presidente da empresa por
muito mais tempo do que era o caso, Henry Ford II recebeu pouca preparação para
o cargo e assumiu a empresa durante um período caótico. As suas fábricas
europeias sofreram muitos danos durante a guerra e as vendas domésticas também
estavam em declínio.
Henry Ford II imediatamente adoptou um estilo de
gerenciamento agressivo. Um de seus primeiros actos como presidente da empresa
foi colocar John Bugas no comando da empresa e demitir Harry Bennett, chefe do Departamento
de Serviços Ford, que seu avô contratara para reprimir tentativas de
sindicalização.
Em seguida, reconhecendo a sua inexperiência,
contratou vários executivos experientes para o apoiar. Ele contratou os
ex-executivos da General Motors, Ernest Breech e Lewis Crusoe, para a Bendix
Corporation. Breech actuaria nos próximos anos como mentor de negócios de HF2,
e a equipa da Breech - Crusoe formaria o núcleo da experiência comercial
da Ford, oferecendo a experiência necessária.
Henry Ford II tornou-se presidente e CEO da Ford
Motor Company em 1945. Em 1956, sob a sua liderança, a empresa tornou-se
uma empresa de capital aberto. Durante o seu mandato como CEO da Ford,
ele residiu em Grosse Pointe no Michigan. Em 13 de Julho de 1960, ele também
foi eleito presidente, antes de renunciar ao cargo de presidente em 9 de Novembro
de 1960. Acabaria por se demitir como CEO em 1 de Outubro de 1979 e como
presidente em 1980.
Durante o início dos anos 1960, Henry Ford II
iniciou longas negociações com Enzo Ferrari para comprar a Ferrari, com
o objectivo de expandir a presença da Ford no automobilismo em geral e
nas 24 Horas de Le Mans em particular. No entanto, as negociações
fracassaram devido a disputas sobre o controlo da divisão de corridas da
Ferrari. O colapso do acordo levou-o a inaugurar o projecto “Ford
GT40”, com o objectivo de acabar com o domínio da Ferrari em Le
Mans (a marca italiana venceu a corrida seis vezes consecutivas, de 1960 a
1965). Depois de dois anos difíceis em 1964 e 1965, em 1966, os GT40
conquistaram o pódio nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring,
antes de conquistar a primeira de quatro vitórias consecutivas em Le Mans.
Em 1969, HF2recebeu a Medalha Presidencial da
Liberdade, do então presidente republicano Richard Nixon.
Henry foi casado três vezes. A primeira vez com Anne
McDonnell em que estiveram juntos de 1940 a 1964 e tiveram três filhos. No
casamento com Anne McDonell, Ford converteu-se ao catolicismo.
Posteriormente, casou-se, em 1965, com a socialite
Maria Cristina Vettore, casamento que foi até 1980. Ainda em 1980, casou com
Kathleen DuRoss.
Ford II morreu de pneumonia, no Hospital Henry Ford,
em 1987, aos 70 anos de idade. Após um funeral na Christ Church Grosse
Pointe, os seus restos mortais foram cremados.
Sem comentários:
Enviar um comentário