Era
o comandante do ónibus espacial Columbia, que se desintegrou na
reentrada da atmosfera após a missão STS-107, matando toda a tripulação.
Formado
em Engenharia Mecânica, Husband graduou-se como segundo-tenente na Força
Aérea dos Estados Unidos e fez curso de treinamento em diversas aeronaves,
pilotando principalmente caças McDonnell Douglas F-4, Phantom II,
McDonnell Douglas F-15 Eagle e Tornado, baseado na Flórida,
Geórgia e Califórnia, acumulando 3 800 horas de voo em 40 tipos diferentes de
aeronaves.
Entrou
para a NASA em 1994 e passou um ano em treinos no Centro Espacial
Lyndon B. Johnson, trabalhando em melhorias técnicas do ónibus espacial e
participando nos estudos técnicos para o retorno à Lua e missões a Marte.
Em
1999, passou dez dias no espaço como piloto do Columbia, na missão STS-96,
o primeiro acoplamento feito entre um ónibus espacial e a então nascente Estação
Espacial Internacional, começando os preparativos para receber a Expedição
1, que a ocuparia no ano seguinte. Em Janeiro de 2003, recebeu o comando da
missão STS-107, na mesma nave, para uma segunda missão em órbita,
dedicada a dezenas de experiências em microgravidade, e que terminou de forma
trágica no retorno à Terra.
Após
a sua morte, foi condecorado postumamente com o Coração Púrpuro.
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