Foi
mais conhecido por produzir as sitcoms “All in the Family”, “Sanford
and Son” e “Diff'rent Strokes”.
Norman
Lear cursou o ensino médio em Hartford, a capital do estado. Fezia faculdade no
Emerson College em Boston, capital do estado vizinho de Massachusetts,
quando se alistou na Força Aérea do Exército dos Estados Unidos em 1942.
Durante
a Segunda Guerra Mundial, serviu no Mediterrâneo como operador de rádio
e atirador num Boeing B-17 com o 772º Esquadrão de Bombardeio.
Ele
voou em 52 operações de combate, pelas quais foi agraciado com uma Medalha
Aérea. Lear foi dispensado do Exército em 1945. A sua carreira
militar é narrada nos livros “Crew Umbriago”, de Daniel P. Carroll, e “772nd
Bomb Squadron: The Men, The Memories”, da Turner Publishing Company.
Em
1959, Lear criou a sua primeira série de televisão, um western de meia-hora
chamado “The Deputy”, com Henry Fonda no papel principal. Inicialmente
um escritor de comédias, e depois director de cinema (ele escreveu e produziu o
filme de 1967 “Divorce, American Style” e dirigiu o filme de 1971 “Cold
Turkey”, ambos estrelados por Dick Van Dyke, Lear tentou vender para a ABC
uma ideia para uma sitcom sobre uma família operária. A emissora
rejeitou o programa após a filmagem de dois pilotos. Após a filmagem de um
terceiro piloto, a CBS comprou o programa, intitulado “All in the
Family”. A primeira temporada do programa estreou em 21 de Janeiro de 1971
e atingiu apenas a 34ª posição na lista dos programas mais assistidos, mas
conquistou vários Emmys, inclusive o de Melhor Série de Comédia,
e foi renovado. Durante a sua re-exibição no Verão, o programa obteve óptimos
índices de audiência e na sua segunda temporada já era o mais visto dos Estados
Unidos, título que segurou por mais quatro anos. O programa é baseado na sitcom
britânica “Til Death Us Do Part”, exibida na BBC, sobre um
irritável Tory da classe trabalhadora e o seu genro socialista.
O
segundo sucesso de Lear na televisão norte-americana também é a adaptação de uma
série da BBC. “Sanford and Son” é baseado em “Steptoe and Son”,
sobre um comerciante de sucata do oeste de Londres e do seu filho. Lear mudou o
cenário para o distrito de Watts em Los Angeles e os personagens para
afro-americanos. Ele criou vários programas de sucesso em seguida, como “Maude”
(cujo personagem-título seria baseado na sua então esposa Frances), “The
Jeffersons” (ambos spin-offs de “All in the Family”) e “One
Day at a Time”.
O
que a maioria das sitcoms de Lear tinham em comum era que os personagens
é que eram a força motriz das tramas, eram filmadas em sets que
lembravam mais peças de teatro do que a maioria dos sets de sitcom,
eram filmados com videotape ao invés de filme e, acima de tudo, tratavam
dos temas sociais e políticos mais importantes das suas épocas. Ironicamente, a
maioria das séries de Lear são consideradas autobiográficos, apesar de que os seus
primeiros sucessos foram adaptados de programas da BBC.
O
parceiro de produção de longa data de Lear foi Bud Yorkin, que foi produtor
executivo de Sanford and Son. Os dois romperam a parceria em 1983 e
Yorkin fundou a sua própria produtora com os guionistas Saul Turteltaub e
Bernie Orenstein. Eles conseguiram produzir apenas um programa que durou mais
de uma temporada, chamado “What’s Happening!!”. A produtora de Lear e
Yorkin era conhecida como Tandem Productions. Lear e o agente de
talentos Jerry Perenchio fundaram a T.A.T. Communications (T.A.T.
era uma sigla para “Tuchus Affen Tisch”, que significa «Colocando o
traseiro de alguém na linha» em iídiche) em 1974. A parceria foi uma das
produtoras independentes mais bem-sucedidas da televisão norte-americana na
década de 1970. Nessa época, Lear criou a série “Mary Hartman, Mary
Hartman”, que mais tarde se tornaria um clássico cult.
Em
1978, ele deixou o cargo de produtor nos seus programas para trabalhar num
documentário sobre a crescente influência dos evangélicos de extrema-direita. O
filme nunca foi lançado, mas as pesquisas estimularam Lear a se engajar no activismo
de esquerda.
Em
1982, a produtora comprou a Avco Embassy Pictures, produtora de filmes
como “The Graduate”, “The Lion in Winter” e “Carnal Knowledge”,
da Avco Financial Corporation. A companhia foi renomeada Embassy
Pictures e presidida por Alan Horn (actual presidente da Warner Bros.
Pictures) e Martin Schaeffer, que mais tarde fundariam a Castle Rock
Entertainment com Rob Reiner.
Em
1985, Lear vendeu todas as suas holdings em cinema e televisão para a Columbia
Pictures (então propriedade da Coca-Cola Company) que adquiriu a
divisão de cinema e televisão da Embassy por 465 milhões de dólares em acções
da Coca-Cola Company. Lear e o parceiro Jerry Perenchio dividiram
o lucro líquido (cerca de US$ 250 milhões). A Coca-Cola mais tarde
vendeu a divisão de cinema para Dino De Laurentiis e a de home video
para a Nelson Entertainment.
A
marca Tandem Productions foi abandonada em 1986 com o cancelamento de Diff’rent
Strokes e a Embassy deixou de existir como entidade única no final
de 1987. A divisão de televisão da Embassy tornou-se na ELP
Communications em 1988, mas os programas originalmente produzidos pela Embassy
ficaram sob a marca Columbia Pictures Television de 1988 a 1994 e da Columbia
TriStar Television de 1994 a 1998.
Lear
tentou voltar à produção de televisão na década de 1990 com os programas
“Sunday Dinner”, “The Powers That Be” e “704 Hauser”, o
último colocou uma família diferente no mesmo cenário de “All in the Family”.
Nenhum dos programas fez sucesso, apesar de serem aclamados pela crítica.
Lear
faleceu em 2023, aos 101 anos, em Los Angeles.
Norman Lear teve uma carreira largamente premiada e nomeada, sendo nomeado para o Oscar de Melhor Guião Original em 1968.
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