Iniciou
a sua formação aos cinco anos de idade com a sua mãe que era professora de
piano e, aos seis anos, com o professor e pedagogo João Maria Abreu e Motta, a
título particular, tendo realizado o seu primeiro recital no Teatro
Municipal de São Luís, aos catorze anos (em 1952).
Com
dezanove anos, concluiu o curso de piano no Conservatório Nacional de Lisboa,
ainda com o professor João Maria Abreu e Motta e o seu aperfeiçoamento fez-se
com Telma Sá e Costa.
Seguidamente,
com o auxílio de duas bolsas (uma delas do Instituto de Alta Cultura),
frequentou cursos de aperfeiçoamento em Colónia, na Escola Superior de
Música, durante dois anos, nos quais teve como professores Gaspar Cassadó e
Karl Pillney e como bolseira pelo governo alemão em parceria com a Fundação
Calouste Gulbenkian, em 1959 em Friburgo, sendo seus professores Carl
Seeman e Sándor Végh.
Durante
os seus estudos na Alemanha Ocidental, ganhou o prémio para melhor estudante
estrangeira em 1958, para além de ter tocado frequentemente com orquestras
e a solo, tendo obtido as melhores críticas da imprensa.
Quando
regressou a Portugal, em 1960, continuou a sua formação musical com Helena Sá e
Costa, tendo ganho em 1965 ainda como sua aluna, o Prémio Luís Costa,
atribuído à melhor intérprete de música espanhola.
Frequentou
posteriormente diversos cursos internacionais em Santiago de Compostela, os Cursos
do Estoril e o de Música Contemporânea de Darmstadt sob a orientação
de Rudolf Baumgartner, Jean Françaix e Karl Engel.
Foi
convidada para ser professora de piano nas classes de música de câmara de Paul
Tortelier, Ludwig Streicher e Karen Georgian.
Tocou
com inúmeras orquestras, de entre muitas outras destacam-se: Orquestra de
Câmara do Festival de Pommersfelden; Orquestra Gulbenkian; Orquestra
Sinfónica de Buenos Aires; Orquestra do Porto; e Orquestra
Sinfónica da Emissora Nacional.
Interpretou
um grande leque de compositores, desde Bach, passando por Schumann, Brahms e
Stravinsky. Mesmo com este vasto repertório e amplitude de estilos musicais de
compositores que interpretou ao longo da sua actividade, privilegiou sobretudo
a música de câmara.
Deu
especial relevo à produção contemporânea, desde a música de compositores
portugueses de música de salão do século XIX à de Fernando Lopes Graça (este já
do século XX) e até à música de Astor Piazzola, tendo sido a primeira em
Portugal a interpretá-la e a gravá-la.
Foi
membro fundador de vários grupos: Duo de piano e violeta com Ana Bela
Chaves (1969); Grupo de Câmara do Festival do Estoril; Opus Ensemble
(em 1980); e Colectiva - Grupo Experimental de Teatro Musical Contemporâneo
(1975).
Colaborou
com diversos compositores de relevo, com destaque para Fernando Lopes-Graça,
Constança Capdeville e António Victorino d’Almeida, que lhe dedicaram várias
obras e dos quais estreou e gravou muitas outras.
Foi
durante catorze anos (entre 1970 e 1984) professora do Conservatório
Nacional e integrava desde 1983 o corpo docente da Escola Superior de
Música de Lisboa, onde foi coordenadora da classe de Música de Câmara,
para além de ser orientadora de vários cursos dedicados à música portuguesa do
século XX e à música de câmara.
Para
além da docência, da gravação e das actuações ao vivo que efectuava com o grupo
Opus Ensemble, prosseguia uma intensa actividade como jurada em
concursos de interpretação nacionais e internacionais, de entre outros: Concurso
de Música de Câmara da Rádio da Baviera; Concurso Internacional de Piano
Viana da Motta; Prémio Jovens Músicos; e Prémio José Afonso.
Foi
membro do Conselho das Antigas Ordens Militares.
Faleceu
em 2021, na sua residência, na Parede (Cascais).
Em
6 de Junho de 2008, foi agraciada com as insígnias de Comendadora da Ordem
Militar de Santiago da Espada pelo Presidente da República Portuguesa.
O
Instituto Politécnico de Lisboa distinguiu-a com a Medalha de Prata
de Mérito em 2009.
O
realizador Miguel Costa realizou, em 2012, o documentário “Olga Prats e os
Compositores Portugueses”, que se debruça sobre a carreira de Olga Prats,
ao mesmo que tempo que faz uma retrospectiva da música portuguesa dos dois
últimos séculos.
Recebeu,
em 2013, a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro da Câmara Municipal de
Sintra.
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