sábado, 21 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Alfred Bernhard Nobel, industrial e cientista, nasceu em Estocolmo no dia 21 de Outubro de 1833, tendo morrido em São Remo, Itália, no dia 10 de Dezembro de 1896.
Rapidamente foi notado o seu elevado interesse pela Literatura e pela Química. O pai, ao aperceber-se disso, enviou-o para o estrangeiro afim de ganhar experiência no campo da Engenharia Química. Visitou vários países tais como a França, a Alemanha e os Estados Unidos da América. Foi em Paris que conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina. O invento fascinou Nobel, devido ao seu potencial na engenharia civil.
Em 1863, regressou à Suécia, com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite. A sua invenção veio facilitar os trabalhos nas grandes construções, como túneis e canais.
Faleceu de hemorragia cerebral, na sua casa em São Remo (Itália). No testamento deixou a indicação do seu desejo de criar uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada portanto a Fundação Nobel, com a finalidade principal de atribuir cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia). Os vencedores recebem medalhas de ouro e diplomas, além de um prémio pecuniário. A sua importância varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano.

Prémios Nobel portugueses:

Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949)
José Saramago (Prémio Nobel da Literatura em 1998)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...