segunda-feira, 2 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Mohandas Karamchand Gandhi, um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como meio de revolução, nasceu em Porbandar, estado de Gujarat, em 2 de Outubro de 1869, tendo morrido em Nova Deli no dia 30 de Janeiro de 1948.
Gandhi ajudou a libertar a Índia do governo britânico, inspirando outros povos coloniais a lutar pelas suas próprias independências. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de activistas democráticos e anti-racistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela.
Estudou Direito em Londres e foi advogado na África do Sul. Foi preso pela primeira vez em 6 de Novembro de 1913 quando liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.
Durante a I Guerra Mundial, Gandhi voltou à Índia e, após a guerra, ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto. Outra estratégia eficiente de Gandhi pela independência foi a política do swadeshi - o boicote a todos os produtos importados, especialmente os produzidos na Inglaterra. Aliada a isto estava a sua proposta de que todos os indianos deveriam vestir o khadi - vestimenta caseira – para não comprarem os produtos têxteis britânicos. Gandhi declarava que todas as mulheres indianas deveriam gastar parte do seu dia fabricando os khadis em apoio ao movimento de independência. Esta era uma estratégia para incluir as mulheres no movimento, num período em que se pensava que tais actividades não eram apropriadas ao sexo feminino.
Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que no entanto veio a acontecer, ao serem criados a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.
Em 30 de Janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiro, em Nova Deli, por Nathuram Godse, que foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito do último pedido de Gandhi ter sido justamente a não-punição de seu assassino. O corpo do Mahatma foi cremado e as suas cinzas atiradas ao rio Ganges.
Entre várias frases célebres, cita-se esta: «Devemos viver como se fossemos morrer amanhã e aprender como se fossemos viver para sempre».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...