sexta-feira, 20 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Jean Nicolas Arthur Rimbaud, poeta francês, nasceu em Charleville, nas Ardenas, em 20 de Outubro de 1854. Faleceu no dia 10 de Novembro de 1891, na cidade de Marselha.
Era um aluno excepcional e começou a escrever muito cedo, cerca dos dez anos. A sua relação com a mãe, com quem vivia, era péssima e, em 1871, Rimbaud recusou ir para o liceu, fugiu e começou a beber absinto. Foi para Paris, chamado pelo poeta Paul Verlaine, com quem se correspondia.
Durante uns tempos regressou a Charleville, para voltar a Paris no segundo semestre de 1972. Voltou a deixar Paris mas, desta vez, em companhia de Verlaine com quem iniciou uma ligação homossexual e uma vida agitada, primeiro em Londres e depois em Bruxelas. Esta relação tumultuosa terminou em 1973 quando Verlaine, perdido de bêbado, disparou sobre Rimbaud ferindo-o ligeiramente e sendo preso.
Rimbaud deixou de escrever aos 21 anos. Passou a limpo o manuscrito de Illuminations, que entregou a Paul Verlaine em Estugarda, e abandonou assim o mundo da literatura, para viver a aventura e atravessar parte da Europa. Quando duma das passagens na Bélgica, tornou-se mercenário para ir combater uma rebelião na ilha de Sumatra, nas Índias holandesas, actual Indonésia. Depois de receber o soldo equivalente a um ano de salário, desertou três dias depois de chegar a Jacarta e voltou à Europa.
Recomeçou o seu périplo pelo Mundo, a partir de 1880, visitando países de sonho como o Egipto, Iémen, Etiópia e Eritreia. Para ele, porém, aqueles eram apenas locais de comércio e de trabalho e meras etapas para o fim. Numa carta escrita à família, nessa época, dizia: «Aborreço-me muito, e sempre; nunca conheci ninguém, que se aborrecesse tanto como eu!».
Em 1891 é repatriado para França, com um tumor num joelho que levaria à amputação da perna. Utiliza uma prótese de madeira, mas a gangrena não tinha sido vencida e acaba por morrer em Marselha aos 37 anos. Ficaria no entanto, para a posteridade, como um dos maiores poetas franceses. Uma carreira literária que decorreu apenas entre os seus dez e vinte e um anos de idade!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...