sexta-feira, 27 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Graciliano Ramos de Oliveira, um dos maiores escritores brasileiros do século XX, nasceu em Quebrangulo, Alagoas, em 27 de Outubro de 1892, tendo falecido no Rio de Janeiro em 20 de Março de 1953.
Viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro e terminou o segundo grau em Maceió, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista. Voltou para o Nordeste em 1915.
Aos 14 anos já publicava sonetos na revista carioca «O Malho». Durante muito tempo escreveu sob variadíssimos pseudónimos.
Foi prefeito de uma cidade do interior em 1927/1928.
Foi preso, por razões políticas, no tempo de Getúlio Vargas. Um seu livro, publicado postumamente - Memórias do Cárcere - espelha esta sua dolorosa experiência.
Publicou o seu primeiro livro em 1933. Ele reflectia já o pessimismo que viria a emanar de quase toda a sua obra. Dominando perfeitamente as línguas francesa e inglesa, traduziu também alguns livros destes idiomas.
Em 1945 filiou-se no Partido Comunista do Brasil (PCB), do qual era então secretário-geral o célebre Luís Carlos Prestes.
Foi presidente da Associação Brasileira de Escritores em 1951, tendo sido reeleito no ano seguinte. Em Abril de 1952, visitou a Checoslováquia, a União Soviética, França e Portugal.
Publicou romances, contos, memórias, crónicas e impressões de viagens. Vários dos seus livros só foram publicados depois da sua morte.
Adoeceu gravemente em 1952, tendo sido internado num hospital do Rio de Janeiro em 1953. Acabaria por falecer, aos 60 anos, vítima de cancro (câncer) do pulmão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...