quinta-feira, 26 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - José Augusto Neves Cardoso Pires, escritor português, morreu em Lisboa no dia 26 de Outubro de 1998. Nascera em 2 de Outubro de 1925, em São João do Peso, Vila de Rei.
Passou grande parte da sua infância e adolescência na capital, onde frequentou o Liceu Camões tendo sido aluno de Rómulo de Carvalho (poeta António Gedeão). Mais tarde ingressou no curso de Matemáticas Superiores da Faculdade de Ciências de Lisboa, que não chegou a concluir.
A sua experiência da vida boémia, da rua e da noite, resultou num conhecimento que transpôs magistralmente para alguns dos seus livros. Foi oficial da Marinha Mercante (embora por pouco tempo), professor de Literatura Portuguesa e Brasileira em Londres e realizou esporadicamente trabalhos como publicitário até se dedicar definitivamente à escrita. Foi colaborador de várias publicações entre as quais "Almanaque", «O Globo», «Eva», "Diário de Lisboa", "Gazeta Musical e de Todas as Artes" e "Afinidades".
Esteve exilado algum tempo em Paris e no Brasil. A sua carreira desenvolveu-se ao longo de quase cinquenta anos, sendo considerado um dos mais importantes escritores da segunda metade do século XX. Teve várias das suas obras adaptadas ao cinema e ao teatro e traduzidas no estrangeiro. Recebeu muitos prémios em Portugal, no Brasil e em Itália.
A sua última obra mais importante foi De profundis, Valsa Lenta (1997), relato do acidente vascular cerebral que o atingiu em 1995 e que é apresentado pelo autor como uma viagem à desmemória. É a única narrativa da sua obra que pode ser considerada autobiográfica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...