sábado, 7 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Edgar Allan Poe, poeta, romancista, novelista, crítico literário e editor americano, morreu em Baltimore, Maryland, no dia 7 de Outubro de 1849. Nascera em Boston, Massachusetts, em 19 de Janeiro de 1809.
Filho adoptivo de um rico comerciante, pois ficara órfão com a idade de dois anos, recebeu esmerada educação clássica na Escócia e em Inglaterra. Depois, voltou à América para frequentar a Universidade da Virgínia, iniciando-se por essa ocasião nos vícios do jogo e do álcool.
Cortou relações com o pai adoptivo e publicou os seus primeiros livros de poesia. Sendo expulso da Academia Militar de West Point, onde entretanto ingressara, decidiu dedicar-se inteiramente à literatura, começando a publicar contos nalgumas revistas.
Em 1933, recebeu o primeiro prémio em dinheiro e tornou-se editor literário. Quando tinha 26 anos, casou-se com uma prima de treze . Mudou-se para Nova Iorque e iniciou um período de febril criação literária.
Poe é considerado, juntamente com Júlio Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica, conhecido em todo o mundo pelos seus livros de mistério e terror. Algumas das suas novelas figuram entre as primeiras obras reconhecidas também como policiais.
A aura de escândalos que o acompanhava impediu, porém, que a sua popularidade se consolidasse em vida. Era reconhecido sobretudo como jornalista, tendo trabalhado em variadíssimos jornais e revistas.
O falecimento de sua mulher, em 1847, aumentou ainda mais a sua dependência do álcool. Edgar Allan Poe só duraria mais dois anos.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...