domingo, 8 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Evaristo Ferreira da Veiga e Barros, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, autor da letra do "Hino à Independência", cuja música se deve a D. Pedro I (IV de Portugal), nasceu no Rio de Janeiro em 8 de Outubro de 1799. Morreu em 12 de Maio de 1837 na mesma cidade.
Filho de um português casado com uma brasileira, Evaristo foi um óptimo estudante, tendo aprendido francês, latim, inglês e filosofia. Frequentou igualmente aulas de retórica e poética.
Quando concluiu os estudos, o pai já tinha aberto uma livraria e os livros que trazia da Europa tinham em Evaristo o primeiro e o mais curioso dos leitores. O seu projecto frustrado de ir estudar para a Universidade de Coimbra encontrou compensação na livraria do pai.
1821 foi o «o ano do constitucionalismo português». Ninguém podia ficar indiferente. Os conservadores, receosos de desordens, alimentavam a esperança de que a chegada das novas instituições não significaria a ruptura com Portugal, pois haveria uma monarquia dual, servindo a coroa como união. Era o pensamento de Evaristo da Veiga, ilusão de que participaram muitos brasileiros. Não tardaram os constitucionalistas de Portugal a demonstrar a sua incompreensão pelas coisas do Brasil e foram aparecendo as resoluções das Cortes que tinham como propósito estabelecer a antiga submissão colonial, embora de outra forma. Foi então que despertou o seu patriotismo: um soneto em 17 de Outubro de 1821 foi intitulado O Brasil. Outro, de Fevereiro de 1822, já estigmatizava «a perfídia de Portugal».
Em 16 de Agosto de 1822, escreveu o Hino Constitucional Brasiliense, tendo composto no total sete hinos, que foram entoados por milhares de pessoas.
Abriu uma livraria com o dinheiro da herança materna. Era um negócio lucrativo pois o país estava-se europeizando e os livros e jornais eram os principais agentes dessa europeização.
Fundou o jornal A Aurora Fluminense, em 1827, do qual era também o seu redactor principal e por fim o único.
Em 1830 foi eleito deputado por Minas Gerais, tendo sido reeleito até morrer. Era um nome conhecido no Brasil inteiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...