quinta-feira, 5 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE A Revolução de 5 de Outubro de 1910 depôs a Monarquia e implantou a República em Portugal.
O acto revolucionário foi o corolário de uma acção política e doutrinária que se vinha a desenvolver desde a criação do Partido Republicano em 1876. A propaganda republicana conseguiu tirar partido de várias manifestações e do descontentamento popular. As comemorações do 3º centenário da morte de Camões, em 1880, foram motivo para cortejos cívicos que percorreram as ruas de Lisboa no meio de grande entusiasmo e contestação, o mesmo acontecendo quando da transladação dos restos mortais de Camões e Vasco da Gama para o Panteão.
Durante o breve reinado de D. Manuel II — que ascendeu ao trono logo após o atentado que vitimou D. Carlos e o seu filho herdeiro Luís Filipe, a pressão republicana acentuou-se, chegando mesmo a ridicularizar a monarquia.
A 3 de Outubro de 1910 começou a revolta que já se adivinhava. O Governo foi incapaz de reunir tropas que dominassem os cerca de duzentos revolucionários armados. Comandava as forças monárquicas, em Lisboa, o General Gorjão Henriques, que se viu impotente para impedir a progressão das forças comandadas por Machado dos Santos.
Em 5 de Outubro, com a adesão de alguns navios de guerra, o Governo rendeu-se, foi proclamada a República e D. Manuel II partiu para o exílio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...