terça-feira, 10 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Harold Pinter, escritor e dramaturgo inglês, nasceu em Londres no dia 10 de Outubro de 1930. Os seus pais eram judeus, de origem russa segundo uns, de origem portuguesa segundo outros. O seu apelido seria a anglicização de «Pinto» ou «Pinta».
Curiosamente a sua primeira obra foi um fracasso na estreia, tornando-se no entanto um êxito após transmissão na televisão.
Escreveu para teatro, rádio, televisão e cinema. Muito jovem, escreveu poesia e foi também actor teatral.
As suas primeiras obras foram marcadas pela influência de Samuel Beckett de quem, mais tarde, se tornaria amigo.
As peças mais recentes tendem a ser bastante mais curtas e engajadas politicamente, levando ao conhecimento do público todas as violações dos Direitos do Homem.
Em 1999, criticou abertamente o bombardeamento do Kosovo pela Otan e, mais tarde, tomou posição contra o embargo dos Estados Unidos a Cuba e opôs-se às invasões do Afeganistão e do Iraque pelos americanos.
Há cerca de um ano a Academia Sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura. Gravou a sua declaração, mais política do que literária, para a cerimónia da entrega daquele prémio, porque não se pôde deslocar a Estocolmo em virtude da doença que o atormenta. Nela se podia ler: «A invasão do Iraque foi um acto de banditismo e de terrorismo de Estado, a prova de um desprezo total pelo direito internacional. Quantas pessoas será necessário massacrar para se ser considerado criminoso de guerra? Cem mil? As bombas, os assassinatos, a miséria, a degradação e a morte do povo iraquiano foram os meios utilizados para levar a liberdade e a democracia ao Próximo Oriente…».
Em 2005, anunciou que não escreveria mais nenhuma peça de teatro e que se dedicaria unicamente à política.
Pinter é comendador da Ordem do Império Britânico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...