quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Frantz Fanon, psiquiatra e escritor da Martinica francesa, morreu em Washington DC, nos Estados Unidos da América, em 6 de Dezembro de 1961, vítima de leucemia. Nascera em Fort-de-France, Martinica, no dia 20 de Julho de 1925.
Durante a 2ª Guerra Mundial alistou-se nas forças da França livre, vindo a ser ferido em Vosges.
De regresso à Martinica, obteve o bacharelato e voltou a França, para prosseguir os estudos em Medicina, estudando simultaneamente Filosofia e Psicologia.
Em 1953, tornou-se médico-chefe de um hospital psiquiátrico, onde introduziu métodos modernos de socioterapia, junto de pacientes argelinos. Em seguida, começou a explorar os mitos e ritos tradicionais da cultura argelina e, em breve, demonstraria as suas ideias a favor da descolonização, o que lhe valeu a hostilidade dos colegas. Veio a juntar-se à Resistência Argelina, abandonando aquele hospital. Em 1957, seria expulso da Argélia, juntando-se à resistência em Tunis.
Nos seus livros mais conhecidos, Frantz Fanon analisou os processos de descolonização nos seus aspectos sociológicos, filosóficos e psiquiátricos. Escreveu igualmente artigos importantes sobre psiquiatria.
O seu livro mais conhecido “Os Danados da Terra” é um manifesto da luta anti colonial e da emancipação do Terceiro-Mundo, tendo inspirado vários movimentos de libertação.
Outros seus livros notáveis: “Pele negra, Máscaras brancas” e “Pela Revolução Africana”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...