quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, médico da Renascença, praticante de astrologia e de alquimia (como muitos dos médicos do século XVI), nasceu em 14 de Dezembro de 1503 (calendário Juliano), em Saint-Rémy-de-Provence, França. Sofrendo de epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca, morreu no dia 2 de Julho de 1566, em Salon-de-Provence, vítima de um edema pulmonar. Na véspera, tinha pedido a um seu criado para lhe arrumar o quarto, dizendo-lhe: «Não estarei vivo no alvorecer do próximo dia». E assim aconteceu.
Tornou-se famoso pela sua suposta capacidade para prever acontecimentos, tendo publicado durante dez anos um almanaque e escrito depois um livro de centúrias, versos codificados que seriam profecias para o futuro. A sua grande erudição, os seus conhecimentos de latim, grego e hebraico, de astrologia, astronomia e alquimia, aliados à sua intuição, permitiam-lhe um raciocínio apurado em relação ao futuro.
A sua fama de adivinho ultrapassou fronteiras e foi publicado na Alemanha, Áustria, Itália etc. De todos os cantos da Europa, chegavam celebridades que o procuravam para conhecer o futuro. Muitas das edições dos seus livros são, no entanto, meras falsificações, incluindo algumas que estão na Biblioteca de Paris.
Segundo alguns, Nostradamus teria previsto, entre outras coisas, o desmembramento da União Soviética, na quadra em que diz "Um dia serão amigos os dois grandes chefes...". No entanto, os cépticos apontam para o facto da maioria das "previsões" só serem interpretadas depois dos factos acontecerem. Algumas das suas profecias respeitantes à História de França eram tão claras que não puderam ser rejeitadas, mas eram uma minoria. Tudo o resto presta-se a várias leituras. Uma das suas quadras foi mesmo associada, ainda não há muito tempo, ao atentado às Torres Gémeas de Nova Iorque!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...