segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Louis-Charles-Alfred de Musset, poeta, dramaturgo e romancista francês, nasceu em Paris no dia 11 de Dezembro de 1810, tendo morrido na mesma cidade em 2 de Maio de 1857.
Alfred de Musset pertencia a uma família muito ligada à cultura, o avô tinha sido poeta e o pai era um especialista de Rousseau, de quem editou as obras.
Aos 17 anos, obteve um prémio de dissertação latina e, convidado por um cunhado do escritor Victor Hugo, entrou para o Cenáculo Literário da Biblioteca do Arsenal.
Depois de se ter iniciado em Medicina, Direito, Desenho, Inglês, Piano e Saxofone, dedicou-se à Poesia e ao Teatro, a partir de 1830. Começou desde logo a desenhar-se uma certa tensão entre o deboche e a pureza, que viria a dominar a sua obra. Grande sucesso, sobretudo junto da juventude e das mulheres.
Escreveu inúmeros poemas e peças de teatro, algumas novelas e um único romance. De 1835 a 1837, escreveu a sua obra-prima lírica “As Noites”.
Foi bibliotecário de dois Ministérios e recebeu a Legião de Honra em 1845, tendo sido eleito para a Academia Francesa em 1852.
Com uma malformação cardíaca, morreu aos 46 anos, roído por várias doenças e já um pouco esquecido. As suas últimas palavras terão sido “Dormir!... Enfim, vou dormir”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...