sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês, de expressão francesa e inglesa, morreu em Paris no dia 22 de Dezembro de 1989. Nascera perto de Dublin, em 13 de Abril de 1906.
Prémio Nobel da Literatura em 1969, os seus livros estão traduzidos em mais de trinta línguas. É considerado um dos principais autores do denominado Teatro do Absurdo e a sua peça “À espera de Godot” terá sido representada em quase todo o mundo.
Era formado em Literatura Moderna, especializado em francês e italiano. Em 1928, mudou-se para Paris, onde conheceu o escritor James Joyce, que muito influenciou a sua obra.
Foi em Paris, em 1931, que escreveu a primeira novela (Dream of Fair to Middling Women) que, curiosamente, só foi publicada depois da sua morte.
Regressou por vezes à terra natal, uma das quais devido ao falecimento do pai. Ali ficou, de 1933 a 1938, cuidando de sua mãe.
Voltando a Paris, conheceu uma francesa com quem se viria casar e, após a eclosão da 2ª Guerra Mundial, alistou-se juntamente com ela na Resistência Francesa, assim que os nazis invadiram a capital. Teria dito então que «preferia a França em guerra à Irlanda em paz».
Escreveu peças de teatro, romances, contos e novelas, ensaios e poesias, tendo colaborado também na rádio, televisão e cinema. A sua escrita é lapidar, seca e concisa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...