domingo, 3 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE – Pierre Auguste Renoir, um dos mais célebres pintores franceses, morreu em Cagnes-sur-Mer, no dia 3 de Dezembro de 1919. Nascera em Limoges, em 25 de Fevereiro de 1841.
Apenas com 14 anos, já ganhava a vida como pintor de porcelana, ofício que aprendeu numa escola nocturna. Passou nos exames para a Escola de Belas Artes, ingressando num atelier onde conheceu outros jovens pintores que, mais tarde, seriam rotulados de impressionistas.
Desde o princípio, a sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância, embora não descurasse igualmente a delicadeza do seu ofício anterior de decorador de porcelana. Juntamente com o amigo Monet, foi um dos fundadores do Impressionismo.
A sua obra de maior impacto foi O Baile no Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis. Percebendo que o traço firme e a riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado foi uma série de obras-primas bem no estilo de Ticiano, que ele muito admirava. O primeiro reconhecimento oficial pela sua obra chegou quando o governo francês comprou o seu quadro “Ao Piano”, em 1892.
Piorando da artrite que o consumia, Renoir sentia cada vez mais dificuldades em segurar os pincéis e acabou por ter os amarrar às mãos. Apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou a trabalhar até ao último dia da sua vida. A grande tela, As Banhistas, foi terminada em 1918. Morreu aos 78 anos, reconhecido como um dos maiores pintores da França. Antes, quisera rever uma última vez as suas obras expostas no Museu do Louvre. Era pai de Jean Renoir, que se tornaria um dos maiores cineastas franceses.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...