sábado, 23 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - João Pinto Delgado, o maior poeta cripto-judeu do século XVII, morreu em Amesterdão, no dia 23 de Dezembro de 1653. Nascera em Portimão em 1580. Deixou o Algarve e mudou-se com a família para Lisboa, quando tinha 20 anos, com o objectivo de estudar e prosseguir a ambicionada carreira literária.
Foi na capital portuguesa, então já sob domínio espanhol, que contactou pela primeira vez com as obras dos grandes escritores ibéricos, que circulavam ainda sob a forma de manuscritos.
Embora existam alguns poemas seus em língua portuguesa, a maior parte da sua obra foi escrita em espanhol.
Em 1624, João Pinto Delgado partiu para Ruão, juntando-se aos pais, que tinham escapado à Inquisição portuguesa. Foi nesta cidade francesa, onde o pai era um dos líderes da comunidade judaica, que publicou uma colecção de poemas que veio a cimentar a sua reputação literária: Lamentaciones del Profeta Ieremias. Ainda perseguida pela Inquisição, a família partiu para Antuérpia e em seguida para Amesterdão. Foi na Holanda que, beneficiando da relativa tolerância religiosa, passou a praticar o judaísmo de forma aberta e livre pela primeira vez. Passou a chamar-se Moshe (Moisés) Pinto Delgado.
Na sua obra poética, João Pinto Delgado buscou frequentemente a sua inspiração na Bíblia Hebraica. Nota-se uma atracção especial por histórias que relatam o poder de Deus para resgatar Israel em tempos de sofrimento, tal como o demonstram as narrativas de Ester e do Êxodo, ambas adaptadas poeticamente por João Pinto Delgado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...