terça-feira, 5 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Raul Germano Brandão, jornalista e escritor português, famoso pelo realismo das suas descrições, morreu em Lisboa, no dia 5 de Dezembro de 1930. Nascera na Foz do Douro, em 12 de Março de 1867. Filho e neto de pescadores, o oceano e os homens do mar foram um tema recorrente da sua obra. Em 1890, publicou o seu primeiro livro, Impressões e Paisagens, focalizado justamente na vida piscatória e rural.
Em 1891, terminado o curso secundário, matriculou-se na Escola do Exército, iniciando uma carreira caracterizada por longas permanências no Ministério da Guerra, envolvido na máquina burocrática militar. Paralelamente, manteve uma carreira de jornalista e foi publicando extensa obra literária.
Em 1901, foi transferido para Lisboa onde, a par de colaboração em jornais e revistas, organizou livros de leitura escolar e publicou algumas das suas obras de ficção.
Reformado no posto de capitão, em 1912, iniciou a fase mais fecunda da sua produção literária, constituída não só por romances mas também por biografias romanceadas e peças de teatro. Colaborou ainda na Revista de Portugal, no Correio da Manhã, na Revista de Hoje, e foi chefe de redacção dos jornais O Dia e A República.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...