sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Pau Casals i Defilló ou Pablo Casals, como é mais conhecido, virtuoso violoncelista, compositor e maestro espanhol, nasceu em El Vendrell, na Catalunha, em 29 de Dezembro de 1876. Faleceu em San Juan de Porto Rico, no dia 22 de Outubro de 1973.
Tendo demonstrado o seu talento ainda criança, já estudava no Conservatório de Barcelona aos doze anos. Ganhou fama, bastante jovem ainda, baseando a sua actividade em Paris, a partir de 1900. Percorreu então a Europa, os Estados Unidos e a América do Sul, dando muitos concertos e recitais. Em 1919, regressou a Espanha e criou uma orquestra de grande nível em Barcelona. Em 1957, fixou-se em San Juan de Porto Rico.
Casals foi convidado a dar um concerto em Outubro de 1958, para festejar o dia das Nações Unidas na sua sede em Nova Iorque. A Ode à Alegria de Beethoven, da Nona Sinfonia, tornou-se desde então o símbolo do amor à humanidade, pois Pablo Casals propôs que todas as cidades que tivessem uma orquestra e um coral participassem na sua execução, num mesmo dia, transmitindo esse evento para todos os recantos do mundo através da rádio e da televisão.
Recebeu inúmeras distinções, entre elas: Cavaleiro da Real Ordem de Isabel a Católica (1895), Doutor Honoris Causa pela Universidade de Edimburgo (1934), Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Barcelona, Oxford e Cambridge (1939 e 1945), Grande Oficial da Legião de Honra (1946), Medalha da Liberdade, acordada por Kennedy, 28 dias antes do seu assassinato (1963), Grande Cruz da Ordem Nacional do Mérito e Medalha da Paz das Nações Unidas (1971).
Foi também um grande lutador contra a ditadura de Franco e o nazismo. Afirmou então «A política não é tarefa dos artistas mas, na minha opinião, temos a obrigação de tomar uma clara posição, qualquer que seja o sacrifício que isso acarrete, se a dignidade do homem estiver em jogo». Recusou actuar na Alemanha a partir de 1933.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...