domingo, 27 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDE Aleksandr Porfirevich Borodin, compositor, médico e químico russo de origem georgiana, morreu em São Petersburgo no dia 27 de Fevereiro de 1887, vítima de um enfarte. Está enterrado no cemitério do Mosteiro Aleksandr Nevsky, em São Petersburgo, sua terra natal. Nascera em 12 de Novembro de 1833.
Filho ilegítimo do príncipe georgiano Gedianov, teve a sua paternidade atribuída a um servo do nobre, Porfiry Borodin. Apesar de ter recebido lições de piano e violoncelo quando criança, a sua educação foi direccionada para as Ciências. Formado em Medicina e interessado pela Química, aperfeiçoou-se em Heidelberg, na Alemanha (1859-1862).
Em toda a sua vida, Borodin dedicou-se quase inteiramente à Química, escrevendo muitos tratados científicos e fazendo importantes descobertas. Também foi professor de Química Orgânica na Academia Militar de São Petersburgo (1864-1887). Considerava-se apenas «um compositor dos domingos».
Apesar de já possuir noções de música, tendo inclusivamente escrito um dueto para piano aos nove anos de idade, foi só depois de conhecer Balakirev, em 1862, que passou a fazer composições “mais a sério”. Balakirev convenceu-o a integrar o “Grupo dos Cinco”, com cujas ideias nacionalistas se identificava e de que faziam parte, além dele, Cui, Mussorgsky e Rimsky-Korsakov. Também o ajudou a compor a sua primeira sinfonia, a qual regeu na estreia em 1869.
No mesmo ano, Borodin começou a compor a sua segunda sinfonia, que não foi bem recebida na estreia em 1877. Após uma pequena re-orquestração, conduzida por Rimsky-Korsakov, foi elogiada pelo público. Em 1880, na Alemanha, Franz Liszt regeu esta mesma sinfonia, proporcionando-lhe fama no estrangeiro.
Em 1869, começara a compor a sua obra mais importante: a ópera “O Príncipe Igor”. Trabalhou nela durante 18 anos, até à sua morte, deixando-a incompleta. Foi terminada por Rimsky-Korsakov e Glazunov em 1890.
Escreveu igualmente numerosas peças para piano, várias melodias e música de câmara. Cientificamente, publicou importantes artigos sobre química, tendo descoberto - em 1861 - uma reacção química conhecida hoje sob o nome de “reacção Borodin-Hunsdiecker”. Em 1872, participou na fundação de uma Escola de Medicina para o ensino de mulheres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...