EFEMÉRIDE – Irving Berlin, de seu nome original Israel Isidore Beilin, compositor e letrista norte-americano de origem russo-judaica, morreu em Nova Iorque no dia 22 de Setembro de 1989. Nascera na Sibéria, Rússia, em 11 de Maio de 1888. A família emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha cinco anos.
Após a morte do pai em 1896, Irving começou a trabalhar para sobreviver. Teve vários empregos de rua, como ardina e saltimbanco. A dura realidade de ter de trabalhar para não morrer de fome teve um permanente efeito no modo como tratava o dinheiro.
Quando trabalhava como garçon no Café Pelham em Chinatown, perguntou ao dono se podia escrever uma canção para o café, visto que a taverna rival tinha a sua própria melodia. “Marie from Sunny Italy”, com música de Nick Nicholson, o pianista do café, foi a canção apresentada. Com ela ganhou 37 cêntimos do dólar.
Berlin começou por trabalhar unicamente como letrista e só mais tarde se iniciou na composição de música. Aprendeu sozinho a tocar piano. Foi um dos mais prolíficos compositores da história, apesar de nunca ter aprendido a ler música para além de um nível muito rudimentar. Com a ajuda de vários assistentes e colaboradores musicais, compôs mais de 3 000 canções. Muitas delas, como “God Bless America”, “White Christmas”, “Anything You Can Do” e “There's No Business Like Show Business”, deixaram uma marca indelével na cultura e música mundiais. Compôs igualmente dezassete bandas sonoras para cinema e vinte e uma para a Broadway.
A canção patriótica “God Bless America”, composta em 1918, é muitas vezes considerada com o hino nacional oficioso norte-americano. O single com a canção “White Christmas” é um dos mais vendidos de sempre, ultrapassando 50 milhões de exemplares. Morreu aos 101 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário