quinta-feira, 12 de outubro de 2017

12 DE OUTUBRO - MARION JONES


EFEMÉRIDE - Marion Jones (Thompson), jogadora de basquetebol e atleta norte-americana, especializada em saltos e provas de velocidade, nasceu em Los Angeles no dia 12 de Outubro de 1975. Depois de se tornar um dos grandes nomes internacionais do atletismo, na viragem do século XXI, ao conquistar cinco medalhas em Jogos Olímpicos – três delas de ouro – e sete medalhas em Campeonatos Mundiais de Atletismo, confessou ter usado anabolizantes desde 1999.
Jones tornou-se o grande nome do atletismo feminino nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, ao conquistar três medalhas de ouro nos 100, 200 e estafeta 4x100 metros, além de duas medalhas de bronze no salto em comprimento e na estafeta 4x400m.
Em Outubro de 2007. confessou ter participado naqueles Jogos sob o efeito de esteróides anabolizantes e devolveu todas as medalhas olímpicas ao Comité Olímpico Internacional.
Na entrevista colectiva em que admitiu o uso de anabolizantes, após ter prestado depoimento num tribunal federal, aceitou a pena de dois anos de suspensão que lhe foi imposta pelo Comité Olímpico dos Estados Unidos, devolveu ao COI as medalhas conquistadas em Sydney e anunciou o fim da sua carreira.
Em reunião realizada em Dezembro de 2007, o COI retirou oficialmente as cinco medalhas a Marion Jones e baniu a atleta de competir nos Jogos de 2008 em Pequim, além de lhe retirar ainda o quinto lugar conquistado na prova de salto em altura nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
Em Janeiro de 2008, um tribunal de Nova Iorque condenou a velocista a seis meses de prisão, por ter cometido delitos de falso testemunho. Cumpriu a pena numa prisão do Texas.
Marion Jones casou-se três vezes, a ultima das quais em Fevereiro de 2007, com o sprinter de Barbados Obadele Thompson. Encontrava-se arruinada financeiramente. Tem um filho de um anterior casamento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...