segunda-feira, 23 de outubro de 2017

23 DE OUTUBRO - LEBO MATHOSA


EFEMÉRIDE - Lebo Mathosa, popular cantora sul-africana, morreu em Joanesburgo no dia 23 de Outubro de 2006. Nascera em Daveyton, perto da capital, em 16 de Julho de 1977.
Começou a cantar aos sete anos de idade, no coro da igreja local. Quando a família se instalou em Joanesburgo, ela descobriu a música de vários artistas que ficaram a ser os seus ídolos.
Era uma cantora de kwaito, um dos primeiros estilos musicais pós-apartheid, misturando vária tradições sul-africanas. Ela encarnava igualmente, pelo seu look e com os seus textos, várias facetas do feminismo.
Com um visual apelativo - ela era negra e usava os cabelos loiros - esta rapper surgiu no mundo pop em 1994, com 17 anos, integrando o grupo Boom Shaka, como sua principal cantora.  Iniciou a carreira a solo em 1999, chegando ao topo das paradas africanas com o disco “Drama Queen” (2004). Obteve vários South African Music Awards, nas categorias de Melhor Álbum de Dança e de Melhor Cantora. Participou também, como actriz, em várias séries da televisão no seu país. 
A cantora, expoente do hip hip da África do Sul e que trilhava os caminhos do sucesso, actuou em vários locais do mundo, desde os Estados Unidos até à Malásia, passando por Londres durante a celebração do 85º aniversário de Nelson Mandela.
Morreu num acidente de automóvel, aos 29 anos de idade. A notícia foi confirmada pelo seu empresário. Segundo informações da agência de notícias SAPA, o seu motorista perdeu o controle da viatura numa estrada perto de Joanesburgo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...