sexta-feira, 13 de outubro de 2017

13 DE OUTUBRO - PAUL POTTS


EFEMÉRIDE - Paul Robert Potts, tenor britânico, nasceu em Bristol no dia 13 de Outubro de 1970. Foi o vencedor da primeira série do concurso de talentos “Britain's Got Talent”, transmitido pela ITV, onde cantou uma ária de ópera, surpreendendo o júri e a plateia com um timbre vocal excepcional. Foi-lhe proporcionada a gravação de um álbum.
Potts tinha cantado ópera como amador de 1999 a 2003, mas um acidente de bicicleta obrigou-o a uma pausa na carreira musical. Caiu em depressão e, para agravar a situação, tinha dificuldades financeiras.
Trabalhou então numa cadeia de supermercados e numa empresa de telemóveis. Tem a sua vida contada num filme intitulado “Apenas uma chance” (2013).
Em Junho de 2007, fez parte de uma busca de Simon Cowell para o show “Britain's Got Talent”. Cantou uma ária de Puccini (“Nessun dorma” da ópera “Turandot”). O vídeo do espectáculo foi disponibilizado no YouTube e em sites similares, atingindo rapidamente mais de 7 milhões de visualizações nos primeiros dias. Na semifinal, em 14 de Junho, Paul cantou alguns versos da ária “Con te partirò”. Por fim, na final de 17 de Junho, cantou a ária “Nessun dorma” por inteiro, acabando por receber mais votos do que a pequena Connie Talbot, que era a favorita nas casas de apostas.
Paul cresceu nos arredores de Bristol. De origem modesta, o pai era condutor de autocarros e a mãe caixa num supermercado. Desde criança que gostou de cantar, fazendo parte de vários coros, na escola e em igrejas. Aos 16 anos, comprou o seu primeiro disco de ópera.  Em 1993, obteve uma licenciatura em Ciências Humanas.
Em 1999, lançou-se na aventura da ópera.  Participou num karaoke, “mascarado” de   Luciano Pavarotti e concorreu a um jogo da televisão (“My Kind of Music”) em que ganhou 8 000 libras, o que lhe permitiu fazer uma viagem de três meses a Itália, para aprender a língua e estudar canto. Durante a sua formação, teve ocasião de realizar o sonho da sua vida – cantar em frente de Pavarotti.
Iniciou então a sua carreira, começando por pequenos papéis. Foi depois 2º solista em quatro óperas. Cantou também num espectáculo da Royal Philharmonic Orchestra, perante 15 000 espectadores.
Em Dezembro de 2007, actuou para a rainha Isabel II, durante a “Royal Variety Performance”. O primeiro-ministro Gordon Brown entregou-lhe, então, um disco de platina, por ter vendido 2 milhões de exemplares do seu álbum.
Em Janeiro de 2008, começou uma tournée mundial que previa 55 espectáculos, mas que acabou por ter mais de cem atendendo à sua crescente popularidade. Actuou em 23 países, tanto em salas de concerto como em estádios e arenas. 
Em Fevereiro de 2009, ganhou o Echo Award 2009 na Alemanha e, em Maio, publicou o seu 2º álbum (“Paixão”). Paralelamente, fez nova tournée mundial, apresentando-se na Austrália, Estados Unidos, Canadá, Europa, América do Sul e Ásia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...