terça-feira, 24 de outubro de 2017

24 DE OUTUBRO - BOB KANE


EFEMÉRIDE - Bob Kane, de seu verdadeiro nome Robert Kahn, guionista, desenhador e autor de BD norte-americano, famoso por ter criado o Batman, nasceu em Nova Iorque no dia 24 de Outubro de 1915. Morreu em Los Angeles, em 3 de Novembro de 1998.
Muito jovem ainda, começou a desenhar e foi encorajado pelo pai, que era operário. Frequentou dois cursos, o segundo – em Manhattan – com uma bolsa. Ainda antes de acabar os estudos, começou a trabalhar num estúdio onde eram produzidas bandas desenhadas. Depois, colaborou noutro estúdio, onde se tornou responsável por Popeye, entre outros personagens.
Artista habilidoso, começou a publicar - em 1936 - a sua própria revista, que passou por diversas reformulações. Foi quando o personagem Super-homem foi criado, alavancando as vendas das revistas de quadradinhos, que Kane e o escritor Bill Finger resolveram desenvolver outro combatente do crime mascarado - o Bat-Man (como era escrito originalmente). Bob Kane, entretanto, foi quem apresentou a ideia aos editores e foi o único a ficar com os créditos pelo personagem.
O homem-morcego alcançou rapidamente o sucesso, depois da sua primeira aparição na edição nº 27 de “Detective Comics”, garantindo-lhe o emprego na National Periodical Publications (hoje, DC Comics) durante vários anos.
A maioria das suas contribuições para o Batman ocorreram nos anos 1940, na chamada Era de Ouro da Banda Desenhada, com vários outros autores a ajudarem-no, como Jerry Robinson, que criou o Coringa. Entretanto, devido à política editorial, Bob Kane continuou a receber os créditos totais por todas as histórias de Batman até à década de 1960. Foi depois consultor de Tim Burton, para os filmes do Batman no grande ecrã.  
Nos anos 1960, Bob Kane criou ainda os personagens de desenhos animados Courageous Cat and Minute Mouse, série com 130 episódios produzidos originalmente no período de 1960/62.
Depois de se aposentar, Kane passou a expor os seus trabalhos em diversas galerias de arte. Faleceu aos 83 anos de idade, sendo sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...