domingo, 8 de outubro de 2017

8 DE OUTUBRO - KIRK ALYN


EFEMÉRIDE - Kirk Alyn, de seu verdadeiro nome John Feggo Jr., actor norte-americano, conhecido sobretudo por ter interpretado no cinema o personagem Super-homem (série de 1948) e, na sequência, em 1950, “Atom Man vs Superman”, nasceu em Oxford (Nova Jersey no dia 8 de Outubro de 1910. Morreu em The Woodlands, no Texas, em 14 de Março de 1999. Participou em mais de 60 filmes, entre séries, longas-metragens e películas para televisão.
Filho de imigrantes húngaros, viveu na sua juventude em Wharton, Nova Jersey, havendo uma placa comemorativa em sua homenagem no edifício municipal.
Alyn começou a sua carreira artística num coro, na Broadway, aparecendo em diversos musicais nos anos 1930.
Trabalhou, também, como cantor e dançarino em espectáculos de vaudeville, antes de se mudar para Hollywood, nos anos 1940, para actuar no cinema. Fez inicialmente apenas pequenos papeis em películas de baixo orçamento, até fazer o papel de Super-homem em 1948.
Protagonizou ainda outras séries, como “Federal Agents vs Underworld, Inc.” (1948), “Radar Patrol vs Spy King” (1950) e “Blackhawk” (1952).
A série do Super-homem de 1948 consistia em 15 episódios, que recontavam a chegada dele à Terra, como conseguiu um emprego de repórter no jornal “Daily Planet” e o encontro com Lois Lane e Jimmy Olsen. O enredo principal era a luta do Super-homem contra Spider Lady. Dois anos depois, surgiu “Atom Man vs Superman”.
Alyn publicou, em 1971, uma autobiografia intitulada “A Job for Superman”. O seu último filme foi “Scalps”, em 1983. Aposentou-se de seguida. Em 1988, participou no especial de TV “Superman 50th Anniversary”. Morreu aos 88 anos, assistido pelos três filhos.
Quando foi para Hollywood, Alyn conheceu a actriz e dançarina Virginia O'Brien, com quem casou em 1942, tendo um filho e duas filhas. Divorciaram-se em 1955.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...