quarta-feira, 25 de outubro de 2017

25 DE OUTUBRO - GRANT ALLEN


EFEMÉRIDE - Charles Grant Blairfindie Allen, escritor britânico de origem canadiana, defensor da teoria da evolução de Darwin, morreu em Hindhead, Surrey, no dia 25 de Outubro de 1899, vítima de cancro no fígado. Nascera em Kingston, província do Canadá, em 24 de Fevereiro de 1848.
Foi educado em casa até que, aos 13 anos, a família mudou-se para os Estados Unidos, depois para a França e, finalmente, para o Reino Unido. Foi educado na King Edward's School em Birmingham e no Merton College em Oxford, ambos no Reino Unido. Após a formatura, estudou em França, leccionou no Brighton College em 1870/71 e, aos vinte e cinco anos de idade, tornou-se professor do Queen's College, uma escola para crianças negras na Jamaica.
Apesar do pai ser um religioso (pastor protestante irlandês emigrado para o Canadá, em virtude da fome que grassava no seu país), Allen tornou-se agnóstico e socialista. Em 1876, voltou a Inglaterra, onde transferiu o seu talento para a escrita, ganhando fama com ensaios científicos e outras obras literárias. Foi influenciado inicialmente pela psicologia associacionista. Depois, os argumentos darwinianos substituíram os velhos conceitos.
Após auxiliar Sir W. W. Hunter no seu “Gazeteer of India”, no início da década de 1880, Allen voltou a sua atenção para a ficção e, entre 1884 e 1899, produziu cerca de trinta romances. Em 1895, o seu livro intitulado “The Woman Who Did”, disseminou certas visões surpreendentes sobre o casamento e questões afins, começando por causar escândalo, mas vindo a tornar-se num bestseller. O livro conta a história de uma mulher independente que tem um filho fora do matrimónio.
Durante a sua carreira, Allen publicou dois livros sob pseudónimos femininos. Um deles foi a novela “The Type-writer Girl”, que escreveu sob o nome de Olive Pratt Rayner.
Ele foi também um pioneiro na ficção científica, com o romance “The British Barbarians”, em 1895. Este livro, publicado na mesma época de “The Time Machine” por H. G. Wells, descreve igualmente uma viagem no tempo, embora o enredo seja bem diferente. O seu conto “The Thames Valley Catastrophe” (publicado em 1901, no “The Strand Magazine”) descreve a destruição de Londres por uma súbita e massiva erupção vulcânica.
Allen casou-se duas vezes e teve um filho. Morreu antes de terminar “Hilda Wade”. Por já se encontrar acamado, o último episódio deste romance foi ditado ao seu amigo, médico e vizinho Sir Arthur Conan Doyle.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...