sábado, 28 de outubro de 2017

28 DE OUTUBRO - ALBERTINHO FORTUNA


EFEMÉRIDEAlbertinho Fortuna, de seu verdadeiro nome Alberto Fortuna Vieira de Azevedo, cantor luso-brasileiro, nasceu em Vila Nova de Gaia no dia 28 de Outubro de 1922. Morreu em Niterói, em 1 de Julho de 1995.
Foi para o Brasil aos seis meses de vida, quando a família se fixou em Niterói. Residia no bairro Santa Rosa e estudava no Colégio Salesiano, destacando-se no coro da escola.
Aos oito anos, foi convidado por um amigo da família para cantar na Rádio Mayrink Veiga e, tendo agradado ao público, voltou lá várias vezes, já recebendo um cachet de dez mil réis.
Continuou os seus estudos no Instituto de Humanidades, cujo director era Gomes Filho, conhecido jornalista e compositor, que estava a abrir em Niterói a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, da qual seria director. Albertinho foi um dos pioneiros da emissora, em 1936.
Nesse mesmo ano, Zezé Fonseca providenciou o seu regresso para a Mayrink Veiga, pedindo a César Ladeira, director artístico da rádio, que lhe fizesse um casting. Albertinho foi aprovado e contratado por 400 mil réis mensais, recebendo também de Ladeira o epíteto de ‘O garoto que vale ouro’. Apenas com treze anos, apresentou-se várias vezes juntamente com Carmen Miranda, a maior estrela da emissora.
Parou de cantar durante dois anos devido à fase da mudança de voz, voltando -  em 1938 - então para a Rádio Tupi. Depois de uma temporada na mesma, foi para a Rádio Educadora do Brasil, convidado por Saint Clair Lopes e Luís Vassalo.
Em 1940, mudou-se para a Rádio Nacional, onde passou a fazer parte do Trio Melodia, criado para o lançamento do programa “Um milhão de melodias”, que começou a ser apresentado em 1943, ao lado de Nuno Roland e Paulo Tapajós. Pela qualidade dos seus integrantes, o trio gravou vários discos e acompanhou - em espectáculos - muitos dos melhores cantores da época.
Entretanto, Albertinho continuou, paralelamente, a sua carreira a solo e, em 1944, gravou o primeiro disco na Continental, com o samba “Ai, que saudades da Amélia”. A sua segunda gravação, no ano seguinte, foi a valsa “Meu coração te fala”, de Pedro Raimundo, que o acompanhou no acordeão. Foi um grande sucesso. Também alcançou grande êxito no Carnaval de 1947, com a “Marcha dos gafanhotos”.
Apesar de tudo, Albertinho ganhou prestígio principalmente como cantor romântico. Gravou muitas músicas, entre as quais a do tango “Mano a mano” de Carlos Gardel, em 1952. Em 1959, gravou o samba-canção “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Lançou ainda, na editora Continental, os LP: “Tangos de ontem e hoje” (1956), “Albertinho Fortuna canta tangos inesquecíveis” (1957), “Tudo é amor” (1959), “Tangos inesquecíveis” (1960) e “Prelúdio” (1963). Faleceu aos 72 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...