domingo, 15 de outubro de 2017

15 DE OUTUBRO - JOHN L. SULLIVAN


EFEMÉRIDE - John Lawrence Sullivan, pugilista norte-americano, nasceu em Boston no dia 15 de Outubro de 1858. Morreu na mesma cidade em 2 de Fevereiro de 1918. Foi o primeiro campeão mundial dos pesos-pesados da era moderna do boxe e o último campeão da época em que ainda se combatia com as mãos nuas.
Descendente de imigrantes irlandeses, Sullivan nasceu em Roxbury, hoje um bairro de Boston. Na sua juventude, a fim de contribuir para os proventos familiares, que viviam na pobreza, John teve de fazer trabalhos braçais, que lhe trouxeram a sua notável força física.
Em 1878, aos 20 anos de idade, começou a interessar-se pelo boxe e fez as suas primeiras exibições no Cockerhill Hall, em Boston. Dois anos mais tarde, já se tinha tornado uma pequena celebridade local, tendo inclusivamente lutado e vencido alguns lutadores de renome.
No intuito de tornar Sullivan conhecido em todo os Estados Unidos, o seu empresário Billy Madden tirou-o de Boston e levou-o para Nova Iorque. Sullivan lançou então um desafio público, oferecendo 250 dólares a qualquer homem que lutasse contra ele. Em seguida, iniciou uma viagem pelo país, em busca de adversários que aceitassem o desafio.
Em 1882, Paddy Ryan, o então campeão dos pesos-pesados, aceitou enfrentar John Sullivan, colocando o seu título em disputa. Conforme as regras vigentes na época, os pugilistas lutaram com as mãos nuas, num embate previsto para 24 assaltos. Todavia, a luta não chegou nem próximo de seu último assalto, visto que, ao nono assalto, Sullivan pôs Ryan KO.
Com a vitória sobre Ryan, Sullivan passou a ser aclamado como o novo campeão mundial dos pesos-pesados; porém, para muitos historiadores do boxe, este era um título ao qual Sullivan não fazia jus na época, porque - até àquele momento - ele nunca tinha combatido fora dos Estados Unidos.
Portanto, existem defensores da tese que Sullivan somente se tornou campeão mundial em 1888, quando fez o seu primeiro combate fora dos Estados Unidos, mais precisamente em França, contra o pugilista britânico Charley Mitchell.
Outros ainda, por sua vez, creditam o título mundial a Sullivan somente a partir de 1889, quando enfrentou e derrotou Jake Kilrain, numa luta épica que durou 75 assaltos. Este combate levou ambos os lutadores ao limite das suas capacidades físicas. Foi a última vez na história, que um título mundial foi disputado com as mãos nuas.
Sullivan, que já se havia tornado num pugilista “de luvas”, antes da luta contra Kilrain, nunca mais voltou a lutar de mãos nuas após aquele combate. Considerado oficialmente como o primeiro campeão mundial dos pesos-pesados, a partir de 1885, data em que as regras modernas do boxe passaram a vigorar de facto, Sullivan perdeu o seu trono, em 1892, quando foi batido por KO pelo boxeur Jim Corbett.
Depois desta derrota, Sullivan resolveu aposentar-se e, nos 12 anos seguintes, somente entrou nos ringues para participar em exibições. Foi também actor, locutor, árbitro de basebol, repórter desportivo, proprietário de bar e deu o seu apoio a vários movimentos antialcoólicos.
Sullivan faleceu aos 59 anos. O funeral foi um verdadeiro evento nacional, pois todos os americanos lamentaram a perda de um grande ídolo.
Em 1990, John L. Sullivan fez parte, a título póstumo, da primeira selecção de pugilistas que entraram para o International Boxing Hall of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...