sexta-feira, 27 de outubro de 2017

27 DE OUTUBRO - FREDERICK DE CORDOVA


EFEMÉRIDE - Frederick Timmins de Cordova, actor e realizador de cinema norte-americano, mais conhecido na qualidade de produtor de programas televisivos como o “Tonight Show”, apresentado por Johnny Carson, nasceu em Nova Iorque no dia 27 de Outubro de 1910. Morreu em Los Angeles, em 15 de Setembro de 2001.
De Cordova trabalhava na Broadway quando foi contratado pela Warner Bros. como director de diálogos, em 1944. No ano seguinte, realizou a sua primeira película, “Juventude Impetuosa”. Em 1948, foi para a Universal, onde continuou a realizar filmes de aventuras e comédias familiares, caracterizados pelo bom acabamento e profissionalismo, mas também por falta de profundidade, daí destinarem-se, sobretudo, às sessões duplas dos cinemas. De destacar, na sua obra, “Vítimas da Sorte” (1952), comédia que teve a excelente interpretação de Tom Ewell.
A partir de meados da década de 1950, passou a dedicar-se à televisão, onde dirigiu sitcoms e produziu shows importantes, como o “Jack Benny Program” e, principalmente, o “Tonight Show Starring Johnny Carson”, que lhe deram fama e reconhecimento. Na década de 1960, ensaiou um breve retorno ao cinema, mas logo voltou à TV, onde ficou até à sua reforma.
Foi nomeado para os prémios Emmy dezasseis vezes, tendo vencido em cinco oportunidades. Faleceu de causas naturais, aos 90 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...