domingo, 16 de maio de 2021

16 DE MAIO - DEBRA WINGER

EFEMÉRIDE - Mary Debra Winger, actriz norte-americana, nasceu em Cleveland no dia 16 de Maio de 1955.

Oriunda de uma família judia, morou muitos anos em Israel e serviu as forças de defesa daquele país. De volta aos Estados Unidos, sofreu um acidente automobilístico, cujo resultado foi uma hemorragia cerebral que a deixou cega e parcialmente paralisada durante dez meses, embora os médicos lhe dissessem que não voltaria a ver. Durante a recuperação, decidiu que - se recuperasse efectivamente - iria para a Califórnia para se tornar actriz.

O seu primeiro papel foi como Debbie, na comédia “Slumber Party ‘57” (1976). Depois, foi Drusilla, irmã mais jovem de Diana Prince na série “Mulher Maravilha”. Embora ofuscada por Lynda Carter, Debra soube destacar-se e conquistar uma legião de fãs.

O seu primeiro trabalho como protagonista principal foi em “Urban Cowboy”, 1980, com John Travolta, que lhe valeu uma nomeação para o BAFTA. A sua voz, alterada digitalmente, era a voz do simpático extraterrestre de “ET” em 1982.

Ainda em 1982, actuou com Nick Nolte em “Cannery Row” e, naquele mesmo ano, contracenou com Richard Gere em “An Officer and a Gentleman”, no papel pelo qual foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz. Em 1983, emocionou o público ao interpretar uma mulher com cancro em “Terms of Endearment” (noiva nomeação para o Oscar de Melhor Actriz).  Três anos depois, foi a vez de “Legal Eagles”, com Robert Redford e Daryl Hannah.

Em 1995, Debra afastou-se dos ecrãs para trabalhar, durante um semestre, como professora assistente na Universidade Harvard. Em 2001, Rosanna Arquette escreveu e dirigiu o documentário “Searching for Debra Winger”, exibido quando Debra voltou a actuar, em 2002.

Em 1995, trabalhou no musical The Wizard of Oz in Concert: Dreams Come True”, em benefício do Children’s Defense Fund. O show foi exibido na TNT e distribuído em CDs e videocassetes, em 1996.

Em 2015, foi confirmado que Winger iria participar na nova série da NetflixThe Ranch”, juntamente com Ashton Kutcher e Elisha Cuthbert.

De 1986 a 1990, Debra foi casada com Timothy Hutton. Até 2007, esteve casada (desde 1996) com Arliss Howard. Tem um filho de cada casamento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...