sexta-feira, 28 de maio de 2021

28 DE MAIO - CELSO LUFT

EFEMÉRIDE - Celso Pedro Luft, professor, gramático, filólogo, linguista e dicionarista brasileiro, nasceu em Poço das Antas no dia28 de Maio de 1921. Morreu em Porto Alegre, em 4 de Dezembro de 1995.

Celso Luft nasceu numa cidade habitada predominantemente por descendentes de imigrantes alemães. Era filho de um professor, que lhe inculcou o gosto pela música e pelas letras. Adolescente, entrou para o seminário dos Irmãos Maristas, no Instituto Champagnat, em Porto Alegre.

Formou-se em Letras Clássicas e Vernáculas pela PUC-RS e fez um curso de especialização em Portugal. Foi professor na UFRGS e na Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras.

Em 1954, Celso foi para França, para fazer um curso de reciclagem profissional. Entre 1955 e 1956, realizou cursos ao lado de Lindley Cintra, em Lisboa, e um curso de especialização em filologia portuguesa, obtendo a licenciatura, na Universidade de Coimbra. Em 1957, retornou ao Brasil.

Em 1963, com quarenta e um anos, casou-se com Lya Fett, com vinte e cinco anos, e que viria a tornar-se na escritora Lya Luft. Eles conheceram-se durante uma prova de vestibular e, posteriormente, ela foi sua aluna. Celso, então conhecido como Irmão Arnulfo, abandonou a batina para se casar. Tiveram três filhos:

De 1970 a 1984, manteve uma coluna diária no jornal “Correio do Povo”, chamada “Mundo das palavras”, sobre questões de linguagem. No ano seguinte, publicou “Língua e Liberdade”.

Em 1985, Celso e Lya separaram-se e ela passou a viver com o psicanalista e também escritor Hélio Pellegrino, falecido em 1988. Em 1992, Celso e Lya voltaram a casar. Ele faleceria em Dezembro de 1995, após dois anos de enfermidade.

Celso Luft é autor de várias obras largamente usadas no ensino fundamental e no ensino médio, no Brasil.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...