segunda-feira, 13 de setembro de 2021

13 DE SETEMBRO - FILIPE MELO

EFEMÉRIDE - Filipe Melo, pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada português, nasceu em Lisboa no dia 13 de Setembro de 1977.

Estudou música no Hot Clube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Foi vencedor do prémio Villas-Boas da Câmara de Cascais, do Outstanding Musicianship Award da Berklee e do prémio revelação do site JazzPortugal. Estudou piano com Joanne Brackeen e composição e orquestração com Alejandro Erlich Oliva.

Tornou-se também professor, arranjador e orquestrador, tendo trabalhado ou tocado com músicos e grupos como Benny Golson, Seamus Blake, John Ellis, Jorge Rossy, António Zambujo, Old Jerusalem, Deolinda, The Legendary Tigerman, Sérgio Godinho, Ana Bacalhau, Peter Bernstein, Omer Avital, Camané, Carlos do Carmo, Marta Hugon, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana e Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre muitos outros. Actualmente, é professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 2018, foi distinguido com a medalha de mérito cultural do Município de Tondela.

Foi o criador de vários projectos de culto: “I´ll See You in My Dreams”, vencedor do Fantasporto, do Méliès d’Or e de outros 12 prémios internacionais e “Um Mundo Catita”, a primeira série de ficção produzida pela RTP2 (6 episódios). Realizou dois videoclips para a banda Moonspell e vários spots para festivais de cinema.

Em 2018, regressou ao cinema, ao realizar uma curta-metragem intitulada “Sleepwalk”, baseada na BD com o mesmo nome. Esta curta-metragem venceu o prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.

Edita pela Tinta-da-China, em Portugal, mas tem os seus livros publicados pela Top Shelf (IDW) e pela Dark Horse Comics nos EUA. Em 2012, é convidado a escrever para a Dark Horse Presents, uma antologia comemorativa dos 25 anos da Dark Horse Comics, ao lado de Frank Miller e Mike Mignola. É autor da trilogia “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”. Os seus livros de banda desenhada contam com prefácios dos lendários realizadores John Landis, George A. Romero, Lloyd Kaufman e Tobe Hooper, e estão editados em vários países (França, Polónia, Brasil, EUA, etc.). Estes livros deram ainda origem a um jogo de computador.

Em 2016, também em parceria com o desenhador Juan Cavia, edita “Os Vampiros”, um livro que conta a história de um grupo de comandos na Guerra Colonial, editado pela “Tinta-da-China”. Em 2017, colabora na nona edição da revista “Granta Portugal”, com edição de Carlos Vaz Marques, com uma história intitulada “Sleepwalk” sobre o tema Comer, Beber.

Recebeu, em 2019, o Troféu de Honra do festival Amadora BD.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...