quinta-feira, 2 de setembro de 2021

2 DE SETEMBRO - FONSECA LIMA

EFEMÉRIDE - José Caetano da Fonseca Lima, político republicano português, morreu em Curvos no dua 2 de Setembro de 1945. Nascera na mesma localidade em 1874.

Teve o baptismo político no Partido Progressista (Portugal), de que chegou a ser o chefe local, aderindo ao Partido Republicano Português em Dezembro de 1907, nas vésperas do regicídio. Ainda antes do 5 de Outubro, foi candidato republicano nas eleições legislativas de Abril de 1908 e de Agosto de 1910, não conseguindo em nenhum dos casos ser eleito deputado.

Além de ter exercido o cargo de Conservador dos Registos Prediais de Esposende e de Braga, foi também presidente da Câmara destas duas cidades. Chegou a ser governador civil do Distrito de Braga, entre Junho de 1919 e Novembro de 1920, e provedor do Hospital de São Marcos (Braga) e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

Apesar da indicação de Manuel Neiva de que terá sido também deputado, para além de chefe local do Partido Progressista (Portugal) (1909) e do Partido Republicano Português (1917), não consta nos registos do Arquivo Histórico Parlamentar (AHP). De facto, nunca exerceu um mandato parlamentar, nem durante a Monarquia Constitucional, nem na I República.

Faleceu na sua terra natal, no fim da Segunda Guerra Mundial. Na cidade de Esposende há um largo com o seu nome: Largo Dr. Fonseca Lima (vulgarmente chamado “largo dos Peixinhos”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...