terça-feira, 21 de setembro de 2021

21 DE SETEMBRO - SIGMUND JÄHN

EFEMÉRIDE - Sigmund Werner Paul Jähn, primeiro cosmonauta alemão, morreu em Strausbergno no dia21 de Setembro de 2019. Nascera em Morgenröthe-Rautenkranz, em 13 de Fevereiro de 1937.

Nascido na Saxónia, Jähn entrou para a Força Aérea da então República Democrática Alemã em 1955, formando-se como piloto e cientista militar no fim dos anos 1950. Na década seguinte, cursou a Academia Militar da antiga União Soviética, retornando depois à Alemanha, onde trabalhou na administração da força aérea nacional, na área de segurança de voo.

Em fins de 1973, foi seleccionado pelas autoridades do programa espacial soviético para se tornar o primeiro cosmonauta alemão a integrar o programa espacial Intercosmos, criado para estreitar as relações políticas e científicas entre a então URSS e os seus aliados da Europa Oriental, passando os dois anos seguintes ocupados com treinos na Cidade das Estrelas, perto de Moscovo.

Em 1978, Jähn subiu ao espaço a bordo da missão Soyuz 31 para uma estadia de uma semana em órbita da estação russa Salyut 6, regressando à Soyuz 29. Com este voo, foi celebrado pelas duas Alemanhas como o primeiro alemão a ir ao espaço, algo não muito comum naqueles dias da Guerra Fria, pois cada um dos estados alemães, ocidental e oriental, considerava que todo o feito militar realizado por cidadãos seus era considerado exclusivamente de cada um dos seus Estados.

Após a reunificação da Alemanha a partir de 1990, Sigmund tornou-se consultor da agência espacial alemã reunificada e da Agência Espacial Europeia, a até se aposentar em 2002.

O asteróide 17737 Sigmund Jähn foi assim denominado em sua homenagem.

Jähn, figura icónica da antiga Alemanha Oriental, fez parte do enredo do filme “Adeus, Lenin!”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...