terça-feira, 28 de setembro de 2021

28 DE SETEMBRO - JEFFREY JONES

EFEMÉRIDE - Jeffrey Duncan Jones, actor norte-americano, nasceu em Buffalo no dia 28 de Setembro de 1946.

É conhecido sobretudo pelas suas actuações em “Amadeus” no papel de imperador José II, “Curtindo a Vida Adoidado”, como director Ed Rooney e em “Os Fantasmas se Divertem”, como Charles Deetz.

Jones é filho de uma historiadora - Ruth Jones - e de Douglas Bennett Jones, que morreu quando Jeffrey ainda era criança. Estudou na Sylvia Herpolscheimer Academy of Performing Arts, depois na Universidade de Lawrence e por fim na Academia de Música e Artes de Londres. É pai do actor Julian Coutts.

Jones interpretou diversos papéis ao longo da sua carreira, contudo ficou famoso pelos desempenhos nos filmes aludidos.  Esteve também, entre outras produções, no filme “O Advogado do Diabo”, contracenando com Keanu Reeves e Al Pacino, e em “O Peste”, interpretando o antagonista Gustav Shank. Participou igualmente na série “Deadwood”. Ele interpretou ainda o astrofísico dr. Walter Jenning de “Howard, o Super-Herói” em que o próprio Jeffrey considerou divertido fazer este personagem.

Em 2003 Jones foi preso por estar em posse de pornografia infantil e solicitar a um miúdo de 14 anos que posasse nu. Ele não contestou, sendo condenado a receber aconselhamento profissional e a ter o seu nome no rol dos criminosos sexuais. Em Julho de 2004, foi preso pela polícia da Flórida, depois de haver mudado de endereço sem que tivesse feito o prévio comunicado sobre a mudança. Foi depois processado civilmente pelo menor, depois dele se tornou adulto. Estas ocorrências abalaram profundamente a carreira de Jeffrey condenando-o ao ostracismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...