quinta-feira, 9 de setembro de 2021

9 DE SETEMBRO - NUNO RIBEIRO

EFEMÉRIDE - Nuno Ribeiro, ciclista português, nasceu em Sobrado, Valongo, no dia 9 de Setembro de 1977. Foi o vencedor da Volta a Portugal em 2003 e 2009.

Em Setembro de 2009, a imprensa revelou que tinha sido apanhado num controlo antidoping e poderia ser desclassificado da vitória na Volta e, nesse caso, a vitória seria atribuída ao espanhol David Blanco. Pediu contra-análise dos resultados do controlo, que se confirmaram positivas, incorrendo numa pena de suspensão de dois anos.

Conhecido por ser um bom trepador, Nuno Ribeiro iniciou a sua carreira como profissional em 2000 ao serviço da Barbot/Torrié Cafés Gondomar, logo aí apresentando características de grande trepador, alcançando no ano de estreia na Volta o 26º lugar, com apenas 22 anos.

Representando a LA-Pecol, venceu a pulso forte a Volta a Portugal de 2003, após grandes exibições na montanha, sendo vencedor na mítica chegada à Torre, controlando os adversários. Na última etapa (contra-relógio, a sua maior fraqueza) foi 2º. Nuno, após a sua vitória, foi colocado pela imprensa como a nova geração do ciclismo português.

Em 2004, alcança o 3º lugar na Volta, confirmando o seu grande valor. Este teve na luta pela vitória até ao contra-relógio final tendo aí caído e perdido as chances de revalidar a vitória do ano transacto. Nesse mesmo ano, participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, obtendo aí uma participação bastante positiva.

Em 2005, esteve durante 5 meses na equipa espanhola do Pro Tour Liberty Seguros. Depois de falhar num controlo antidoping antes do Giro de Itália, foi despedido da equipa e regressou à renomeada LA-Liberty, tendo participado, ainda que com resultado discreto, na Volta a Portugal desse ano.

No ano de 2008 e após uma prestação bastante positiva nos Jogos Olímpicos de Pequim onde alcançou o 28º lugar, o ciclista alcança uma vitória fantástica no Monte do Alto da Nossa Senhora da Assunção, regressando assim as vitórias na Volta a Portugal e logo em terreno montanhoso.

Em 2009 ganha a camisola amarela da 71ª Volta a Portugal pela equipa Liberty Seguros, ao ter duas boas prestações em etapas de montanha - a Sra Graça e a Torre (onde venceu) - e a camisola amarela em grande parte da Volta. Neste mesmo ano, perde a camisola amarela, já depois da volta terminar, por acusações de consumo de substâncias dopantes.

O ano de 2012 marca o regresso de Nuno à Volta a Portugal, tendo terminado num bom 8º lugar, acompanhando os grandes favoritos nas etapas mais duras da Volta, mostrando assim que, aos 34 anos, o ciclista ainda era um dos grandes favoritos sempre à vitória na Volta a Portugal.

Em 2013, volta a ficar noTop10 da Volta a Portugal, alcançando um bom 9º lugar, com boas prestações nas etapas mais duras da Volta.

Após dois anos ao serviço da formação Efapel Glassdrive, Nuno Ribeiro assinou pela equipa da OFM Quinta da Lixa.

Na Volta a Portugal de 2014 o ciclista português em muito contribuiu para a vitória do espanhol Gustavo Veloso e ainda assim terminou às portas do Top 10.

No final da temporada de 2014, aos 37 anos de idade, Nuno decide terminar a carreira enquanto ciclista profissional, passando então, desde 2015 a ocupar o cargo de director-desportivo da equipa onde terminou a carreira, a actual W52 Quinta da Lixa da da qual também é presidente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...