sábado, 18 de setembro de 2021

18 DE SETEMBRO - LUÍSA SOBRAL

EFEMÉRIDE - Luísa Maria Vilar Braamcamp Sobral, cantora e autora-compositora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 18 de Setembro de 1987. Compôs a música Amar pelos Dois”, interpretada pelo seu irmão Salvador Sobral, que ganhou o Festival Eurovisão da Canção 2017.

Saiu do anonimato em 2003, com apenas 16 anos, como concorrente no programa “Ídolos”, da SIC, onde ficou em 3º lugar. Pouco tempo depois, rumou para os Estados Unidos para estudar no Berklee College of Music, onde terminou a licenciatura em 2009.

Editou o seu álbum de estreia, “The Cherry On My Cake”, em Março de 2011, que atinge, na primeira semana, a terceira posição das tabelas em Portugal.

Em 2012, tornou-se a terceira artista portuguesa a actuar no programa “Jools Holland”, apresentando canções suas e, dividindo o palco com Melody Gardot. Sobral fez também algumas das aberturas da digressão desta cantora norte-americana.

Ainda em 2012, gravou com Alejandro Sanz (“Bailo Con Vos”) e David Fonseca (“It Shall Pass”).

Em 2016, editou “Luísa” apresentado ao vivo pelo país. O disco foi gravado em Los Angeles, no mítico United Recording Studios, por onde passaram nomes históricos como Frank Sinatra, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Jay-Z, Radiohead e U2. Ao longo da produção esteve Joe Henry, vencedor de três Grammy Awards, que para além de uma sólida carreira em nome próprio assina trabalhos de músicos como Elvis Costello, Solomon Burke, Beck e Madonna. Além de produtor, Joe Henry tem igualmente uma sólida carreira artística com 13 discos editados, colaborações com artistas como Brad Mehldau e Bill Frisell e um notável percurso como compositor, com destaque para o seu trabalho com Madonna, de quem é um dos principais fornecedores de canções.

Durante a estadia nos Estados Unidos, foi nomeada nas categorias Best Jazz Song, no Malibu Music Awards em 2008; Best Jazz Artist no Hollywood Music Awards; International Songwirting Competition em 2007; e The John Lennon Songwriting Competition também em 2008.

Em Maio de 2017, poucos dias depois de “Amar Pelos Dois” vencer o Festival da Eurovisão, Luísa e Salvador Sobral foram agraciados pela Assembleia da República com um voto de saudação, por unanimidade, pelo seu feito no certame eurovisivo.

Em Abril de 2018, recebeu, em conjunto com Salvador Sobral, o prémio Martha de La Cal para personalidade do ano de 2017, por parte da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal. No mesmo dia, foi feita comendadora da Ordem do Mérito pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre as suas influências, destacam-se nomes como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Björk, Regina Spektor, Rui Veloso, Jorge Palma, Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Maria João e Mário Laginha.

Teve dois filhos, em 2016 e 2018, tendo anunciado nova gravidez em Abril de 2020. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...