sábado, 13 de agosto de 2022

13 DE AGSTO - NINO FERRER

EFEMÉRIDENiuno Ferrer, de seu nome completo Nino Agostino Arturo Maria Ferrari, cantor, compositor, actor e pintor franco-italiano, morreu em Montcuq no dia 13 de Agosto de 1998. Nascera em Génova, em 15 de Agosto de 1934.  

Filho de um engenheiro, Nino Ferrer passou a infância na Nova Caledónia, onde o pai trabalhava. Regressou a França em 1947 e iniciou o curso de Etnologia e Arqueologia na Sorbonne, em Paris. Paralelamente aos estudos, despontou-lhe o interesse pela música e pela pintura.

Em 1959, estreia-se como baixista do grupo Dixie Cats, em 2 discos.

O seu primeiro trabalho como cantor foi em 1963, lançando o álbum “Pour Oublier Qu’On S’Est Aimé”, onde teve como destaque “C’est irreparable”, que integrou a banda sonora do filme “Tacones lejanos”, dirigido por Pedro Almodóvar em 1991.

Após vários insucessos profissionais, grava o álbum “Myrza” em 1965. Neste disco, que rendeu a Ferrer o rótulo de cantor cómico pelas suas rimas, os destaques eram “Les Cornichons”, “Oh! Hé! Hein! Bon!” e “Ma vie pour rien”.

Cansado da música, decide voltar para a Itália em 1967, ali permanecendo até 1970. No país natal, o seu maior sucesso foi “La Pelle Nera”, que chegou a participar em duas edições do Festival de Sanremo.

Novamente estabelecido em território francês, Ferrer não se conformou com a «espalhafatosa frivolidade» do show-business nacional, que ele se referiu como «tecnocratas cínicos e gananciosos exploradores de talento». Ele também concordou com as opiniões de Serge Gainsbourg e Claude Nougaro de que as músicas eram apenas uma «arte menor» e também «um ruído de fundo».

Após 3 anos longe dos palcos, Nino Ferrer grava o seu quinto disco, intitulado “Métronomie”, que teve repercussão baixa no cenário musical, embora a faixa principal, “La Maison Près de la Fontaine”, vendesse meio milhão de cópias.

Desde então, lançou outros 12 álbuns, que não tiveram o mesmo sucesso dos anteriores.

Em Julho de 1998, Mounette Ferrer, a mãe do cantor, morre aos 86 anos. Enfrentando um grave quadro de depressão, ele - que obtivera a cidadania francesa em 1989 e estava a gravar o 17º disco da carreira - não consegue superar o drama pessoal e cometeu o suicídio ao disparar um tiro no coração, a 2 dias de completar 64 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...