segunda-feira, 29 de agosto de 2022

29 DE AGOSTO - WILLIAM FRIEDKIN

EFEMÉRIDE - William Friedkin, realizador de cinema norte-americano, nasceu em Chicago no dia 29 de Agosto de 1935. Dirigiu dois grandes filmes da década de 1970: “The French Connection” e “O Exorcista”.

Tem a sua estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard.

Friedkin nasceu no estado de Illinois, filho de Rachael Green e de Louis Friedkin. O pai era um jogador semiprofissional de softball, marinheiro mercante e vendedor de roupas masculinas. A mãe, a quem Friedkin chamava «uma santa», era uma enfermeira de sala de operações.

Os pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Os seus avós, pais e outros parentes fugiram da Ucrânia durante um pogrom anti judeu particularmente violento em 1903.

O pai de Friedkin era um pouco desinteressado em fazer dinheiro e a família foi geralmente da classe média baixa, enquanto ele estava a crescer.

De acordo com o historiador de cinema Peter Biskind, «Friedkin via o seu pai com uma mistura de afecto e desprezo por não fazer mais por si mesmo». De acordo com o seu livro de memórias, “The Connection Friedkin”, ele teve grande afeição pelo seu pai.

No que respeita à sua carreira no cinema, recebeu várias nomeações e prémios: duas nomeações para o Oscar de Melhor Realizador, com “Operação França” (1971) e “O Exorcista” (1973). Venceu em 1971; dois Globo de Ouro de Melhor Realizador, por “Operação França” (1971) e “O Exorcista” (1973); nomeação para o BAFTA de Melhor Director, por “Operação França” (1971); e ainda 3 nomeações para o  Directors Guild of America, com os já citados dois filmes e “Doze Homens e Uma Sentença” (1997). Venceu em 1971.

Ao longo da sua carreira (1962/2017), trabalhou em dezenas de filmes para cinema e televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...