terça-feira, 2 de agosto de 2022

2 DE AGOSTO - VALERI BYKOVSKI

EFEMÉRIDE - Valeri Fiodorovich Bykovski, cosmonauta soviético veterano de três missões espaciais nas naves Vostok V, Soyuz 22 e Soyuz 31, nasceu em Pavlovsky Posad no dia 2 de Agosto de 1934. Morreu em Moscovo, em 27 de Março de 2019.

Serviu na Força Aérea Soviética entre 1955 e 1960. Fazendo parte do corpo de cosmonautas da Roscosmos desde 1960, Bykovski marcou um recorde de permanência no espaço quando passou cinco dias em órbita a bordo da Vostok V em Junho de 1963, durante o seu primeiro voo espacial; este recorde já foi largamente ultrapassado no decorrer do tempo, porém ele ainda mantém o recorde do maior tempo no espaço num voo individual. Esta foi a primeira missão soviética que colocou duas espaçonaves ao mesmo tempo em órbita. Na outra espaçonave, a Vostok VI, estava a cosmonauta Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço.

Em 1967, ele deveria voltar ao espaço no comando da Soyuz 2, em companhia de mais dois cosmonautas, mas a sua missão foi abortada devido à morte de Vladimir Komarov no fim da missão Soyuz 1, que paralisou por um ano e meio o programa espacial soviético. Bykovski teve a sua vida salva por uma forte chuva em Baikonur, que impediu a descolagem da nave no dia estipulado.

Ele e os cosmonautas Yevgeny Khrunov e Aleksei Yeliseyev estavam designados para partir no dia seguinte ao do lançamento de Komarov na Soyuz 1, quando tentariam fazer a primeira caminhada espacial com troca de tripulações no espaço. Khrunov e Yeliseyev deveriam passar para a Soyuz 1 de Komarov após o encontro das duas naves em órbita, enquanto Bykovski desceria sozinho na Soyuz 2.

Em órbita, a nave de Komarov começou a apresentar sérios problemas de estabilidade, electricidade e falha na abertura dos painéis solares. Com o adiamento da partida da Soyuz 2, o comandante decidiu regressar. Durante a reentrada na atmosfera, o paraquedas da Soyuz 1 não abriu e Komarov morreu no choque com o solo.

Depois do acidente, o sistema de paraquedas da Soyuz 2 foi verificado e encontrado o mesmo problema. Se a chuva não tivesse impedido o lançamento, os mortos teriam sido quatro ao invés de um. Bykovski só retornou ao espaço em 1976, na Soyuz 22.

Muitos de seus anos no programa espacial estiveram voltados à promoção e organização do programa Intercosmos nas nações socialistas. Foi durante a vigência deste programa que ele fez o seu terceiro voo, comandando a Soyuz 31, em Setembro de 1978, levando ao espaço consigo o primeiro cosmonauta alemão, Sigmund Jahn, da então Alemanha Oriental.

Ele aposentou-se em 1988 e passou os três anos seguintes como director da Casa da Cultura e Ciência Soviética em Berlim. Recebeu a condecoração de Herói da União Soviética, a Ordem de Lenin e a Ordem da Estrela Vermelha, além de uma série de outras honrarias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...