quarta-feira, 24 de agosto de 2022

24 DE AGOSTO - YASSER ARAFAT

EFEMÉRIDE - Yasser Arafat, líder da Autoridade Palestiniana, presidente (de 1969 até 2004) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah e co-detentor do Nobel da Paz, nasceu no Cairo em 24 de Agosto de 1929. Morreu em Clamart no dia 11 de Novembro de 2004.

Arafat nasceu de pais palestinos a viver no Cairo, onde passou a maior parte de sua juventude e estudou na Universidade do Rei Fuad I. Enquanto estudante, abraçou as ideias árabes nacionalistas e antissionistas. Contrário à criação do Estado de Israel em 1948, lutou ao lado da Irmandade Muçulmana durante a Guerra Árabe-Israelita de 1948.

Regressado ao Cairo, serviu como presidente da União Geral dos Estudantes Palestinos, de 1952 a 1956. Na última parte da década de 1950, co-fundou a Fatah, uma organização paramilitar que buscava a remoção de Israel e a sua substituição por um estado palestino.

A Fatah operou em vários países árabes, de onde lançou ataques contra alvos israelitas. Na última parte da década de 1960, o perfil de Arafat cresceu; em 1967, ingressou na OLP e, em 1969, foi eleito presidente do Conselho Nacional Palestino (CNP). A crescente presença da Fatah na Jordânia resultou em confrontos militares com o governo jordaniano do rei Hussein e, no início da década de 1970, mudou-se para o Líbano. Lá, a Fatah ajudou o Movimento Nacional Libanês durante a Guerra Civil Libanesa e continuou os seus ataques a Israel, resultando em se tornar um dos principais alvos das invasões de Israel em 1978 e 1982.

De 1983 a 1993, Arafat estabeleceu-se na Tunísia e começou a mudar a sua abordagem do conflito aberto com os israelitas para a negociação. Em 1988, ele reconheceu o direito de existência de Israel e buscou uma solução de dois estados para o conflito israelense-palestino.

Em 1994, voltou à Palestina, estabelecendo-se na cidade de Gaza e promovendo o autogoverno dos territórios palestinos. Ele envolveu-se numa série de negociações com o governo de Israel para acabar com o conflito entre eles e a OLP. Estas incluíram a Conferência de Madrid de 1991, os Acordos de Oslo de 1993 e a reunião de Camp David de 2000.

Em 1994, Arafat recebeu o Prémio Nobel da Paz, juntamente com Yitzhak Rabin e Shimon Peres, pelas negociações em Oslo. Na época, o apoio da Fatah entre os palestinos diminuiu com o crescimento do Hamas e de outros rivais militantes.

No final de 2004, depois de ser efectivamente confinado no seu complexo de Ramallah por mais de dois anos pelo exército israelita, Arafat entrou em coma e morreu. Embora a causa da morte de Arafat tenha permanecido objecto de especulação, investigações de equipas russas e francesas determinaram que nenhum crime estava envolvido.

Arafat continua a ser uma figura controversa. Os palestinos geralmente vêem-no como um mártir que simbolizava as aspirações nacionais de seu povo. Os israelitas consideravam-no um terrorista. Rivais palestinos, incluindo islâmicos e vários esquerdistas da OLP, frequentemente denunciaram-no como corrupto ou muito submisso nas suas concessões ao governo de Israel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...